J. POVO- MARÍLIA
Relaxo e abusos das empresas Sorriso e Grande Marília contra usuários viram Inquérito no MP

As relaxadas empresas de ônibus Grande Marília e Sorriso de Marília, que dividem o fajuto monopólio do sistema aqui na cidade cobram uma dastarifas mais caras do Estado (R$ 4,50), seguem com a baderna no decadente transporte coletivo urbano em Marília. A Sorriso mudou itinerários e retirou pontos de paradas de forma desleixada na Zona Sul da cidade, revoltando moradores.
Acabou com a linha direta (itinerário do Jardim Santa Clara e Jardim Nacional) que servia o Hospital São Francisco, onde é realizado grande número de consultas e exames de pacientes, deixando como opção apenas uma linha que do 1° Grupo que passa por dentro do Bairro Nova Marília e depois dá acesso ao Hospital São Francisco, com percursos que demoram mais de uma hora.
Moradores do Condomínio das Rosas, Vila Real e Parque das Azaleias também reclamam que a empresa mudou itinerários e retirou o ponto que servia os usuários do local sem qualquer justificativa. Deixou ônibus de três linhas passando pela Rua Domingos Jorge Velho e nenhum coletivo pela via que atende o referido Condomínio. Esse fato gerou até representação judicial que tramita no Ministério Público Estadual e está a cargo do promotor de Defesa do Consumidor, José Alfredo de Araújo Sant'Ana.

Promotor de Justiça, José Alfredo de Araújo Sant'Ana
"Taís mudanças pela empresa, como esta que os moradores reclamam, sem consultar moradores, associação de moradores e comerciantes, são abusivas, inconstitucionais, não podendo prevalecer a autoridade política", cita trecho da representação protocolada este mês e assinada pelo autônomo Maurício Machado, através do advogado Luiz Carlos Clemente.

Maurício Machado protocolou representação no MP contra os abusos da empresa Sorriso
"A empresa Sorriso badernou os itinerários e vários pontos de ônibus na Zona Sul. Os moradores dos Bairros Teotônio Vilela e da Vila Real, além do Condomínio das Rosas, estão revoltados com esses descasos e abusos, muita gente sendo prejudicada, principalmente estudantes, trabalhadores e idosos", disse Maurício ao JORNAL DO POVO.
Moradores dessas localidades fizeram também abaixo-assinado contra os descasos da empresa Sorriso. "As autoridades não podem ficar só vendo os itinerários pelos GPSs. Têm que vir aqui na Zona Sul e ver pessoalmente essas lambanças que estão prejudicando muito os usuários de ônibus", concluiu.

GRANDE MARÍLIA E OS RELAXOS NA ZONA NORTE
A empresa Grande Marília assola moradores da Zona Norte, principalmente do Distrito de Padre Nóbrega e adjacências (Maracá, Montana e Trieste Cavichiolli), com ônibus superlotados e atrasos nas linhas.

Moradores dos Bairros Bandeirantes, América, Virgínia e outros também estão revoltados com a retirada de ônibus das linhas pela empresa. "Os ônibus passavam de meia em meia hora e de uns tempos pra cá, de repente, sumiram e só passam de hora em hora", reclama o encarregado de produção Donizete Soares Camargo.


