top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Repartições públicas não têm expediente nesta sexta-feira, Dia do Servidor


Hoje (28), é comemorado o Dia do Servidor Público. Em virtude da data, repartições públicas municipais, estaduais e federais estarão fechadas. A Prefeitura de Marília divulgou os serviços de plantão que estarão atendendo nesta sexta-feira.

Unidades de saúde estarão fechadas, exceto a UPA Norte e P.A Sul. Coleta de lixo funciona normal.

CRIAÇÃO DO DIA DO SERVIDOR PÚBLICO

"A mais honrosa das ocupações é servir o público e ser útil ao maior número de pessoas." - Michel de Montaigne

A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, por meio da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, instituído pela Lei 284, de 28 de outubro de 1936. Em 28 de outubro de 1939, Vargas lançou o Decreto-Lei nº 1.713, que dispõe sobre os direitos e deveres dos que prestam serviços públicos. Em 1943, também em 28 de outubro, a data foi incluída no calendário oficial do país mediante a edição do Decreto-Lei 5.936.

Diante da necessidade de estabelecer um Estado forte e operativo para manter o poder sob controle, Vargas determinou a criação do ordenamento jurídico que constitui a base do sistema atual. O ponto central desse ordenamento foi a criação, em 1938, do Departamento Administrativo do Serviço Público (Dasp).

Coerente com os princípios do Estado Novo, o Dasp via uma incompatibilidade entre a 'racionalidade' da administração e a 'irracionalidade' da política. Pretendia assim estabelecer uma maior integração entre os diversos setores da administração pública e promover a seleção e o aperfeiçoamento do pessoal administrativo por meio da adoção do sistema de mérito.

Com isso, teve início, na administração pública brasileira, a implantação da meritocracia. O servidor começou, então, a ser valorizado, com a criação de planos de carreira e a realização de concursos públicos, que, embora não fossem, ainda, obrigatórios, passaram a se tornar prática comum no país.

O passo decisivo em relação aos concursos seria dado pela Constituição de 1988 e, mais tarde, pela Lei 8.112/1990. Juntas, elas institucionalizaram o concurso público e permitiram o grande salto de qualidade que hoje faz parte do nosso dia a dia.



36 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page