Seguem a todo vapor as obras realizadas pela Replan Obras e Saneamento, que envolvem desmonte de rochas e revitalização da Serra da Estrada Vicinal do Distrito de Avencas.
Os trabalhos foram definidos pela Prefeitura após desmoronamentos de rochas no ano passado, que chegaram a provocar interdição da Estrada Vicinal, por determinação de técnicos da Defesa Civil.
As obras começaram há cerca de quarenta dias e estão com cerca de 60% concluídos. Devem ser finalizadas até março, mesmo com o período de chuvas.
Esta revitalização colocará fim aos sérios riscos de acidentes e outras consequências com deslizamentos de rochas naquela trecho da Estrada.
Os trabalhos consistem em escavação da rochas nos pontos de deslizamentos, formação de taludes para controle de escoamento de água e corte de até 1.000 árvores para permitir acesso ao ponto de serviços.
O projeto, com verbas próprias do Município, aponta ainda a retirada de 79.478 metros cúbicos de material das serras, com transporte do material escavado. A área de limpeza será de 16,9 mil metros quadrados.
Atualmente a Replan, uma empresa genuinamente mariliense, está trabalhando no local com dez máquinas, 12 caminhões e cerca de 30 colaboradores. A estrada fica interditada das 8h às 17h todos os dias, sendo que no horário entre 12h30 e 13h30 a passagem é liberada (o que acontece também aos finais de semana, entre às 17h de sexta-feira até às 8h da segunda-feira).
Durante o horário de interdição da estrada, o desvio é feito por duas estradas municipais (Jatobá e Vacaria).
Comments