RIC Ambiental completa 9 meses de concessão com investimentos estruturais e avanços no saneamento de Marília
- J. POVO- MARÍLIA
- 16 de jun.
- 3 min de leitura

Poço profundo sendo perfurado na zona norte, já atingiu 600 metros e poço profundo no Distrito de Lácio, em fase de conclusão com teste de vazão
Desde 9 de setembro de 2024, a RIC Ambiental assumiu a concessão dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário das áreas urbanas de Marília com um objetivo claro: transformar a infraestrutura de saneamento da cidade. Em apenas nove meses, a concessionária já apresenta resultados expressivos, com obras de grande impacto, ampliação da capacidade hídrica e melhorias no atendimento à população.
Confira, a seguir, algumas das principais entregas realizadas nesse período:
Reforço no abastecimento da Zona Oeste: Poço PG-04 e Reservatório R16
O poço profundo PG-04 recebeu uma bomba de alta performance, com capacidade para injetar mais de 300 mil litros de água por hora — um acréscimo de 80 mil litros/hora. A modernização da estrutura trouxe mais eficiência ao sistema de captação, beneficiando diretamente os bairros Palmital, Prolongamento Palmital, Edson Jorge Júnior, Jardim Lavínia, Fernando Mauro, Vila Nova, Vida Nova Palmital e regiões próximas, com maior regularidade no abastecimento e redução dos riscos de intermitência.
Já o Reservatório R-16 apresentava uma fissura na base, responsável por vazamentos e uma perda estimada em 70.000 litros por hora. Essa é uma estrutura estratégica no sistema de abastecimento da região, com capacidade para armazenar 1,5 milhão de litros de água tratada. A RIC Ambiental executou a recuperação estrutural completa, com reparo da fissura, reforço da base e limpeza profunda em toda a sua estrutura interna. Após a inspeção técnica final concluída, atestou-se que essa intervenção, somada ao ganho com a nova bomba do PG-04, resultou em ganho de significativo volume para distribuição de água: mais R$3,6 milhões de litros por dia!
Poço PG-08: captação do Aquífero Guarani para as Zonas Sul e Leste
Em fase final de implantação no Distrito de Lácio, o poço profundo PG-08 é um marco do plano de investimentos da RIC Ambiental. A estrutura alcança o Aquífero Guarani — uma das maiores reservas subterrâneas de água doce do mundo — e terá capacidade para captar cerca de 250 mil litros por hora, atendendo milhares de famílias nas Zonas Sul e Leste. A perfuração, instalação de tubulações, perfilagem e a limpeza interna já foram concluídas. Atualmente, o poço passa por testes de vazão, etapas essenciais para garantir sua eficiência. Muito em breve toda essa água estará incrementando a rede de abastecimento da cidade.

Troca de bomba no poço do Bairro Palmital
Comments