top of page

RIC AMBIENTAL: Novo poço profundo na Zona Norte de Marília colocará mais de 300 mil litros de água por hora na rede de abastecimento

  • Foto do escritor:  J. POVO- MARÍLIA
    J. POVO- MARÍLIA
  • 9 de out.
  • 3 min de leitura

"Se Deus permitir, nós vamos resolver o problema de água em Marília". A frase é do Presidente do Conselho da RIC Ambiental, Reinaldo Pavarini, durante testes de vazão do poço profundo do Bairro Figueirinha, Zona Norte de Marília, na manhã desta quinta-feira (9). Ou seja, fé com ações!

"Esse poço é da população. Não foi vendido nada. Hoje é um dia de festa para a cidade. Em dez meses, a RIC Ambiental finaliza a perfuração do segundo poço profundo. E, neste caso, resolvendo o problema da falta de água na Zona Norte da cidade, uma região que sofre há quarenta anos com esse problema.

Com capacidade estimada de 300 mil litros por hora, o novo poço irá reforçar significativamente o abastecimento da Zona Norte da cidade, beneficiando milhares de famílias com água captada diretamente do Aquífero Guarani, a maior reserva subterrânea de água doce da América do Sul e uma das mais importantes do planeta.

"Vale lembrar que a RIC Ambiental, com uma equipe altamente capacitada e usando parcerias com tecnologia de ponta, está entregando dois poços profundos mais de 1.200 metros de profundida cada um em apenas dez meses de atuação em Marília", afirmou Pavarini.

POÇOS PERFURADOS EM TEMPO RECORDE

Ele disse que a RIC Ambiental tem estudos que monitoravam a falta de água em Marília. "Por isso, aceleramos ao máximo os trabalhos de perfurações dos dois poços profundos, um na Zona Sul (Distrito de Lácio) e esse na Zona Norte. Teste de vazão nos dois já concluídos em tempo recorde, com equipes trabalhando 24 horas por dia", explicou.

No caso do poço profundo da zona sul, estão avançados os trabalhos de implantação da adutora de 2.500 metros de extensão, que ligará o poço profundo ao novo reservatório daquela região, com capacidade para 3 milhões de litros de água. "Só se resolve o problema da falta de água produzindo água", observou Pavarini. Ele anunciou também a perfuração de mais dois poços profundos nas Zonas Leste e Oeste.

As etapas de perfuração, instalação das tubulações e perfilagem do poço da zona norte já foram concluídas. Nesta quinta-feira, foi iniciada a realização dos testes de vazão, procedimento técnico que mede a capacidade real de captação e verifica a eficiência da estrutura.

PLANO DE EXPANSÃO

Segundo o engenheiro Luciano Daniel Carvalho Fernandes, Superintendente de Engenharia da RIC Ambiental, o PG-09 representa um marco para a segurança hídrica da região. “O novo poço do Figueirinha é uma obra estratégica dentro do nosso plano de expansão e modernização do sistema. Com ele, vamos reforçar a produção de água na Zona Norte para regularizar o abastecimento, especialmente em períodos de estiagem prolongada.”, destaca.

A entrega do poço da Zona Norte faz parte de um conjunto de ações estruturais que a RIC Ambiental vem executando desde que assumiu a concessão dos serviços, em setembro de 2024.

Além do novo poço, a concessionária também reativou e aprofundou poços estratégicos, revitalizou as Estações de Tratamento de Água (ETAs) e deu início à substituição gradativa de equipamentos e tubulações antigas, ampliando a capacidade e a confiabilidade do sistema de abastecimento.

TECNOLOGIA E INVESTIMENTOS

O engenheiro Júlio Fagundes Neves, Superintendente Comercial e de Comunicação da RIC Ambiental, disse que o teste de vazão do poço da Zona Norte marca mais um compromisso da empresa cumprido com a população, suprindo necessidades pontuais em algumas regiões da cidade, melhorando a produção, o equilíbrio e a distribuição de água".

Ele destacou que os investimentos realizados pela concessionária representam um avanço concreto para Marília.

“Enquanto muitas cidades enfrentam dificuldades no abastecimento, Marília vem superando a crise hídrica com planejamento, tecnologia e investimentos contínuos. Nosso compromisso é garantir água de qualidade, ampliar a infraestrutura e contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população mariliense”, afirmou

Com cada nova obra, a RIC Ambiental consolida seu trabalho com responsabilidade e eficiência. O avanço dos investimentos para captação e distribuição de água garante mais segurança hídrica para Marília e reforça o compromisso da concessionária em cuidar do essencial, hoje e para as próximas gerações.

ree

Engenheiro João Carlos Polegato, presidente da Agência Municipal de Água e Esgoto de Marília (AMAE), também acompanhou os testes de vazão do poço profundo da Zona Norte:

"trabalho e tecnologia resolvendo o problema de abastecimento de água em Marília"


 
 
 

Comentários


bottom of page