O Original - 20 anos de bom Jornalismo! - INCONFUNDÍVEL!!!!
1/5
Buscar
Adilson de Lucca
11 de nov. de 2021
2 min para ler
RODÍZIO CRUEL: Prefeitura de Bauru vai deixar moradores três dias por semana sem água
GOELA SECA: Caminhões-pipa socorrerão casos mais extremos
O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Bauru informou nesta quarta-feira (10) que voltará a endurecer o sistema de rodízio de abastecimento de água para os moradores atendidos pelo sistema de captação do Rio Batalha em caráter emergencial.
A partir desta quinta-feira (11), os bairros abastecidos pelo Batalha terão o fornecimento de água de forma alternada, sendo 24h com fornecimento e 72h sem abastecimento.
O DAE já avia anunciado um novo sistema de rodízio, de 24h/48h, que começou nesta segunda-feira (8). Porém, devido à falta de chuvas e à queda constante do nível da lagoa de captação, a empresa altera novamente para um sistema ainda mais restritivo.
Os bairros atendidos serão agora divididos em quatro grupos, que terão a seguinte escala de abastecimento:
A régua da lagoa de captação do Rio Batalha registrou na manhã desta quarta-feira (10) o nível de 2,06 metros, sendo que o ideal para a suspensão do rodízio o nível de 3,20 metros.
As demais regiões abastecidas por água subterrânea (poços) não são afetadas pela interrupção no abastecimento de água. Já os bairros Vila Santa Cândida, Vila Dutra, Vila Industrial, parte do Jardim Bela Vista, a região do Bauru Shopping e Vila Universitária podem sofrer instabilidade no abastecimento de água, pois recebem reforço do rio batalha.
O DAE lembra que durante a reversão do sistema (troca de abastecimento de uma região para outra), o setor atendido naquele momento não começa a receber água de maneira imediata. Isso porque, é necessário o “enchimento” das redes que pode levar algumas horas, dependendo do tamanho e consumo de cada região.
Por conta disso, inclusive, a reversão do sistema será feita sempre durante a madrugada, período de menor consumo pela população. O DAE salienta a importância do uso racional de água pela população.
A empresa também disponibilizou nesta terça-feira (9) telefones alternativos para pedidos de serviços de caminhão-pipa.