top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

ROTARIANO EM AÇÃO: Marília-Pioneiro planta mais 30 mudas de árvores


Mais 30 mudas de árvores foram plantadas pelos rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília-Pioneiro, dentro das atividades do Programa Aniversário da Vida, em desenvolvimento pelo clube rotário mariliense desde 2008. Desta vez o Condomínio Dahma, novamente, foi o beneficiado com 10 mudas de franboyan, 10 de ipê branco, 5 de “farinha seca” e outras 5 “olho branco”.

“Além de receberem as mudas o pessoal que mora lá fica com a responsabilidade de ajudar no crescimento e manutenção das árvores”, disse a presidente do clube rotário local, a empresária Marta Raphael Azevedo, que convocou o clube para a participação da atividade que consegue atrair convidados, parceiros, familiares e até rotarianos que fazem parte de outros clubes. “É uma atividade das mais prazerosa em razão de mexer com a natureza e sempre ser realizado em local aberto”, comentou a rotariana, que se preocupa com frio e com a chuva, ao programar a ação.

De acordo com a cirurgiã-dentista Sandra Aparecida de Souza Craveiro Tavares o plantio foi rápido em razão de que o condomínio já participou de outras etapas do programa e o pessoal está bem acostumado. “Eles tomam um cuidado muito grande com as mudas, além de serem colocadas em local devidamente preparado e estratégico”, explicou a rotariana responsável pelo programa desde o início. “Além disso, por ser um condomínio, existe toda uma atenção para a ornamentação e até mesmo pelo zelo”, falou ao elogiar o pessoal do condomínio pelo cuidado com as mudas anteriormente plantadas em outras atividades organizadas pelo clube rotário da cidade de Marília. “Dentre os locais em que já plantamos, os condomínios são os locais mais bem preparados, afinal, eles cuidam muito bem das mudas”, disse.

Numa parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, através do secretário municipal, Marcelo José de Macedo, parceiro do programa desde o início em que o Poder Público Municipal ajuda na distribuição das mudas ornamentais e frutíferas, a ação atrai crianças e idosos sempre que acontece. “São os que mais se divertem”, constatou Sandra Aparecida de Souza Craveiro Tavares ao fazer questão de convidar familiares para que participem da atividade. “Chega a ser um programa familiar, afinal, além de fortalecer o companheirismo, é uma oportunidade de rever amigos”, disse ao se preocupar com o próximo plantio que deverá acontecer entre os dias 22 e 29 de outubro em local ainda indefinido, por haver uma série de alternativas. “Talvez desta vez plantemos numa praça, em uma das regiões da cidade”, disse a coordenadora da ação rotária que espera definir para breve o local e preparar as condições.

Outro aspecto apresentado pela presidente do clube rotário de Marília foi quanto as habilidades dos participantes. “Muitas vezes somos obrigados a cavar, limpar e regar as plantas e nem todos estão devidamente preparados para isso”, lembrou Marta Raphael Azevedo que considera importante este tipo de experiência. “A gente se desdobra e sempre com a orientação de uma pessoa que conhece, acabamos fazendo aquilo que nem imaginávamos”, disse ao mostrar que o plantio não se limita apenas em colocar a muda no buraco e enterrar. “Quanto fazemos em grande quantidade, normalmente deixamos os locais preparados no dia anterior a atividade”, recordou. “Mas quando são poucas, precisamos apenas saber onde será o local certo e cuidamos do restante”, falou ao apontar outra facilidade quanto a realização em condomínios. “E geralmente são árvores frutíferas nesses locais”, acrescentou ao lembrar do fato que elas atraem animais silvestres e aves.




46 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page