top of page
Buscar
  • Eficaz Comunicação

ROTARIANOS EM AÇÃO: Marília-Pioneiro mantém distribuição de prótese ocular, com mais 50 vagas


Programa de Prótese Ocular em desenvolvimento pelo Rotary Club de Marília-Pioneiro


Os rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, estão dando prosseguimento ao Projeto de Prótese Ocular, iniciado em 2019 e paralisado durante os dois anos da pandemia.

“Estamos ainda com 50 próteses oculares disponíveis para a população em geral”, disse a presidente do clube rotário mariliense, a empresária Marta Raphael Azevedo, ao mobilizar o clube para ajudar no atendimento à população que agenda avaliação sempre na última sexta-feira de cada mês. “Apesar de ter um atendimento médico, ajudamos na triagem, organização do atendimento e na recepção ao pessoal”, falou a rotariana ao agradecer a participação de parte dos rotarianos do clube nesta ação sempre realizada no período da manhã. “É bem gratificante”, reconhece ao lembrar dos encontros já realizados.

De acordo com a médica veterinária Monaliza Andréa Salemme Marega, coordenadora do programa no Rotary Club de Marília-Pioneiro, o próximo atendimento será na última sexta-feira do mês de outubro, dia 28, a partir das 9 horas. “Neste encontro realizado tínhamos 22 pacientes agendados e seis que estavam programados para receberam a prótese ocular”, falou a rotariana ao lembrar que todo atendimento é realizado na unidade do Hospital São Francisco, parceiro neste programa de subsídio global com a The Rotary Foundation. “Neste atendimento que realizamos tem espaço para que os beneficiados saibam do envolvimento do Rotary International nesta atividade”, acrescentou Marta Raphael Azevedo ao solicitar as presenças dos mais recentes associados para que

conheçam este programa do clube em conjunto com a fundação dos rotarianos.

A presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro explica que esta atividade desenvolvida pelos rotarianos é realizada em parceria com a Faculdade de Medicina de Marília (Famema), através deste projeto elaborado com a The Rotary Foundation, envolvendo o Rotary Club de Covina, na Califórnia, Estados Unidos, e o Distrito 5300 do Rotary International, com um investimento na ordem de U$45.411,00 na produção de prótese oculares para pacientes localizados em diversas cidades do interior do estado de São Paulo que compreende toda a região da Divisão Regional de Saúde, entre os 62 municípios paulistas da região centro-oeste do interior do estado. “Nossa meta é entregar no total aproximadamente 360 próteses oculares”, disse Marta Raphael Azevedo ao lembrar que todos os pacientes passam pela triagem no Ambulatório de Oftalmologia do HCFAMEMA, sob a coordenação da médica oftalmologista Simone Ribeiro Araújo de Almeida.

“Interessados em receber gratuitamente a prótese ocupar devem nos procurar para os devidos agendamentos”, explicou a rotariana ao colocar à disposição o endereço eletrônico pela internet: monaliza.marega@hotmail.com, para que sejam incluídos na lista e participem da avaliação prévia. “Ou então entrar em contato ao telefone”, destacou ao indicar o Hospital São Francisco, através do número telefônico (14) 3402-1744, ramal 1158, através da assistência social, no período das 9 às 17 horas para o agendamento necessário. “Pode ser qualquer pessoa de qualquer cidade do Brasil”, falou.

As próteses oculares são indicadas para os pacientes que tiveram a perda do olho por traumas, tumores ou complicações por alguma doença. Como consequência, pela ausência do globo ocular, acaba gerando atrofia da pálpebra, demonstrando uma diferença facial mais evidente. Com a prótese acontece um estímulo da musculatura da pálpebra possibilitando que o paciente volte e piscar normalmente, da mesma forma que acontece com o outro olho, recuperando o visual antes do acidente, ajudando na revitalização da autoestima.





34 visualizações0 comentário
bottom of page