top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Saúde atende pedido do vereador Nardi e Marília terá mutirão de cirurgias de catarata

Atualizado: 31 de jul. de 2023


Atendendo pedido do vereador Luiz Eduardo Nardi (Podemos), a secretaria municipal da Saúde está preparando cadastramento para mutirão de cirurgias de catarata. Serviços nesse sentido foram liberados pela secretaria estadual da Saúde e devem ser realizadas na Clínica Aconchego (anexa ao Hospital Espírita de Marília - HEM). Os detalhes dos procedimentos serão divulgados nos próximos dias.

Requerimento de Nardi, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal no mês passado, solicitou ao prefeito Daniel Alonso, o mutirão para zerar os procedimentos de cirurgia de catarata em Marília.

"Há uma grande demanda nesta área e pessoas desesperadas não conseguem fazer as cirurgias de catarata, que são tecnicamente simples. A pessoa recebe a triagem para o procedimento, mas vive angústia, junto com familiares, de não ter data para o procedimento", explicou Nardi. "Havia, de fato, a necessidade urgente de um mutirão de cirurgias desta especialidade e é preciso zerar essa fila com urgência", completou.

O vereador pediu ainda informações como:

a) quantas cirurgias de catarata são liberadas por mês para cada posto de saúde do nosso município?

b) quantas são pessoas estão esperando na fila, por uma consulta com oftalmologista;

c) quantas pessoas estão esperando por cirurgia de catarata,

d) quais são os exames que antecedem a cirurgia e com quanto tempo antes da cirurgia são realizados?

e) o que está sendo feito para resolver este problema que tanto prejudica à nossa população, ou seja, quais providências estão sendo tomada para zerar a fila de espera.

f) apontar os órgãos responsáveis pela convocação dos pacientes e agendamentos, estimando o tempo que se leva entre a primeira consulta e a realização da cirurgia?



93 visualizações0 comentário
bottom of page