top of page
Buscar
  • Da redação /com informações do G1

SAINDO DO SUFOCO: Cartórios de Marília apontam aumento de cancelamentos de dívidas


O índice de famílias endividadas subiu no Brasil neste segundo semestre., conforme pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

“O orçamento das famílias de menor renda segue apertado com nível de endividamento alto, bem como os juros elevados, que pioram as despesas financeiras associadas às dívidas em andamento”, destaca a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumido (Peic).

RECUPERAÇÃO

Ao fim dos dois anos mais intensos da pandemia de Covid-19 e o início da retomada da economia, milhares de brasileiros que ficaram endividados começam a regularizar a situação financeira. Em Marília, o cancelamento de dívidas aumentou expressivamente nos últimos meses.

Entretanto, os cartórios registraram aumento de 30,1% no cancelamento de dívidas protestadas nos primeiros dez meses de 2022 em comparação ao mesmo período do ano passado. Em relação a 2020, o crescimento no mesmo período foi de 115%.

Segundo o levantamento, até o mês de outubro de 2022, foram cancelados 1.997 títulos, enquanto que, no mesmo período do ano anterior, os cancelamentos chegaram a 1.534 e, em 2020, a apenas 931.

Na cidade, os credores que haviam tomado calote durante o período recuperaram um total de R$ 10,2 milhões com a utilização do serviço do protesto.

Ainda segundo o estudo, o serviço do protesto recupera, em média, 65% das dívidas em até três dias úteis.




70 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page