Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Santa Casa de Marília desenvolve atividades para a prevenção de quedas

Profissionais do Time de Prevenção de Quedas passaram informações importantes, como a identificação de pacientes nesta situação

O Núcleo de Segurança do Paciente da Santa Casa de Marília realizou atividades para a prevenção de quedas. Pedágio de conscientização aconteceu neste dia 2 de dezembro, nas proximidades do refeitório da instituição.

Profissionais do Time de Prevenção de Quedas passaram informações importantes, como a identificação de pacientes nesta situação. Pulseiras da cor verde limão são utilizadas para sinalizar o risco.

Estão enquadrados na lista de pacientes com maior risco de queda aqueles com idade inferior a cinco anos ou a partir de 65 anos; pacientes confusos ou com a capacidade de compreensão afetada; pacientes que fazem uso de calmantes ou sedativos; pacientes com fraqueza, dificuldade de locomoção ou falta de coordenação motora; comprometimento da visão, audição ou tato.

As quedas de pacientes geralmente acontecem no leito ou próximo do leito, corredor e banheiro; transferência de um lugar a outro geralmente envolvendo uma cama e uma cadeira de rodas.

Para prevenir as quedas é importante que o paciente fique próximo a campainha, pertences e objetos mais utilizados por ele; manter a cama na posição baixa, com as rodas travadas e grades de proteção elevadas; área de circulação dos pacientes livre de obstáculos; orientação aos pacientes e seus familiares sobre os riscos de quedas; e identificação do risco de queda com pulseira verde limão no punho esquerdo do paciente.

As atividades de conscientização sobre a prevenção de quedas vai continuar na Santa Casa de Marília com o "Safety Huddles" - ferramenta estratégica para ampliação da qualidade do atendimento e da segurança do paciente.




19 visualizações0 comentário