top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Santa Casa faz cirurgia de amígdala com nova tecnologia e cria método na oncologia infantil


Profissionais de Marília e de São José do Rio Preto acompanharam o procedimento cirúrgico

Cirurgia de amígdala com a utilização de nova tecnologia foi realizada na Santa Casa de Marília neste mês de maio. Dez profissionais, de Marília e de São José do Rio Preto, acompanharam o procedimento cirúrgico, que teve como speaker o otorrinolaringologista Bruno Barros.

A amigdalectomia intracapsular é uma cirurgia sem sangramento e apresenta redução de dor no pós-operatório. A recuperação do paciente é rápida e segura.

O novo método surgiu para trazer mais segurança nas cirurgias de amígdalas, através da técnica intracapsular. O material utilizado conta com a tecnologia “Coblation da Smith+Nephew”.

Foi o primeiro evento sobre a referida tecnologia do interior de São Paulo. A empresa que teve a iniciativa é a Quartile, que fez a doação de quatro ponteiras Coblation para a Santa Casa de Marília, atendendo quatro pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).

Acompanharam o procedimento no Centro Cirúrgico da Santa Casa de Marília os seguintes profissionais: Rejane Alvarenga Silva Tiveron, Rodrigo Lupp Mota, Diogo Carvalho Pasin, Vera Lucia Muller Gradim Moron Rodrigues, Rodrigo Guizardi de Souza Bastos, Lucas Vieira Elias, David Rodero, Matheus Baraldo, Fernanda Baraldo e Marcos Baraldo.


Oncologia Pediátrica adota método para informar crianças sobre o tratamento com otimismo

A Oncologia Pediátrica da Santa Casa de Marília adotou método para informar crianças sobre o tratamento do câncer com otimismo, através de uma parceria com a Oscip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) Beaba (be-a-bá), instituto formado por pacientes, familiares e profissionais da saúde, utilizando a Tecnologia da Informação e a Comunicação para falar de assuntos difíceis de uma maneira fácil.

A entidade oferece materiais da coleção Beaba do Câncer, com aplicativo gratuito contendo 20 minigames para aprender sobre câncer com muita diversão; guia informativo distribuído para crianças e adolescentes em tratamento oncológico; educação para pacientes, familiares e profissionais fora do ambiente hospitalar; suporte emocional para crianças e seus familiares; Podcast sobre o Maravilhoso Mundo da Oncologia; Grupo de apoio para pacientes adultos e seus familiares; entre outros materiais informativos.

“Trata-se de uma ferramenta importante, que, no nosso caso, pode ser utilizado principalmente para os pacientes entenderem sobre a doença e o tratamento de uma maneira mais leve e lúdica”, enfatizou a médica oncologista pediátrica da Santa Casa de Marília, Renata Trinca.

Recentemente, o hospital mariliense recebeu a doação de kits que serão utilizados com as crianças atendidas pelo setor de Oncologia Pediátrica. “Agradecemos o Instituto Beaba pelo material enviado, que, com certeza, será de grande valia para nós”, finalizou ela.




37 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page