top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

SAÚDE: Conquistada por Vinícius, Carreta da Mamografia atende centenas de mulheres em Marília


Em atendimento desde a última terça-feira (21) em Marília, a carreta da mamografia já atendeu mais de 200 mulheres e faz parte do programa da Secretaria da Saúde do Estado “Mulheres de Peito”. A vinda do equipamento para Marília, para atendimento regional, só foi possível graças a intervenção do líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Vinicius Camarinha (PSB), que acompanhou, no fim de semana, a chegada do veículo especializado.

“No nosso trabalho, temos priorizado a área da saúde, trazendo investimentos, equipamentos e melhorando o atendimento oferecido à população. A ação da Carreta da Mamografia é mais uma iniciativa nesse sentido, que visa incentivar as mulheres a realizarem o exame de mamografia, que permite o diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama”, disse Vinicius Camarinha.

A carreta está estacionada no HC (Hospital das Clínicas) de Marília, na rua Orlando Riguetti, 584 e oferece mamografias grátis e sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Pacientes fora dessa faixa etária, também podem ser atendidas, desde que apresentem solicitação médica que pode ter sido emitida tanto pela rede pública, quanto particular.

Os exames de mamografia são realizados de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 13h, exceto feriados.

PROCEDIMENTO/ A mamografia é um procedimento rápido e simples de radiografia dos seios que ajuda a identificar e detectar possível problema de câncer de mama, com objetivo de iniciar tratamento antes que a doença atinja grandes proporções. O exame permite ao profissional de saúde detectar lesões própria do câncer, que é uma doença das mais temidas pelas mulheres.

Caso sejam detectadas alterações no exame ou suspeitas de câncer, a paciente será encaminhada a um serviço de referência do SUS (Sistema Único de Saúde) para fazer exames complementares, acompanhamento ou tratamento, conforme as particularidades de cada caso.

“Com a melhora da pandemia e seguindo protocolos rígidos de combate à covid-19, as carretas voltaram para esse atendimento importante para a saúde da mulher, principalmente das que dependem do SUS. Além de Marília, vamos solicitar ao Estado a ida da carreta para outros municípios da região”, concluiu Vinicius.




20 visualizações0 comentário
bottom of page