top of page

Saúde municipal alerta sobre a importância da identificação precoce, notificação e manejo adequado de doenças respiratórias

  • Adilson de Lucca
  • há 2 horas
  • 2 min de leitura

Confira quais são as ações de prevenção e rede de atendimento no município de Marília

Diante do aumento de casos de doenças respiratórias e da circulação de vírus respiratórios no município de Marília, a Secretaria Municipal da Saúde, por meio das equipes da Atenção Primária à Saúde, vem reforçar a importância da identificação precoce, notificação e manejo adequado da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em todas as faixas etárias

A Síndrome Respiratória Aguda Grave é caracterizada por quadro respiratório agudo com os seguintes sinais e sintomas: febre, tosse ou dor de garganta, dificuldade para respirar ou desconforto respiratório, saturação de oxigênio menor que 95% em ar ambiente, batimento de asa de nariz, tiragem intercostal, entre outros sinais de agravamento; em crianças: desconforto respiratório, batimentos de asa de nariz, cianose, inapetência, sinais de desidratação, irritabilidade ou sonolência excessiva.

A SRAG pode ser causada por diferentes agentes infecciosos, como vírus Influenza (gripe), Vírus Sincicial Respiratório (VSR), SARS-CoV-2 (Covid-19), entre outros. Em casos graves, pode evoluir para internação hospitalar ou óbito.

ATENÇÃO PRIMÁRIA

As Unidades de Saúde da Família (USF) e Unidades Básicas de Saúde (UBS), que formam a Atenção Primária, atendem os usuários para: vacinação, atendimento médico, realização de exames, orientações gerais e, se necessário, encaminhamentos.

AÇÕES DE PREVENÇÃO

Para proteger a população, principalmente crianças, gestantes, idosos e pessoas com comorbidades, é fundamental as seguintes medidas: higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool 70%; uso de máscara em caso de sintomas respiratórios; ventilação dos ambientes fechados; evitar aglomerações, especialmente em períodos de maior circulação viral; e atualização do calendário vacinal, incluindo vacina contra a gripe (Influenza) e Covid-19; e procurar imediatamente por atendimento médico ao surgimento de sintomas respiratórios em pessoas de risco.

REDE DE ATENDIMENTO EM MARÍLIA

Além das unidades da Atenção Primária, a população conta com serviços de Urgência e Emergência: UPA Norte, localizada na Rua João Caliman, 110, no bairro Parque das Nações, com funcionamento 24h; UPA Sul, que fica na Rua Antônio Pereira da Silva, 288, no bairro Hípica Paulista, que também funciona 24h; SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), com atendimento 24h pelo telefone 192; UBS e USF, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h; e a UBS Nova Marília, que integra o Programa Melhor Horário, funcionando de segunda a sexta-feira até as 22h.

VISITA DA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA

As enfermeiras Esther e Suéllen, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal da Saúde, estiveram na manhã desta quarta-feira (21) visitando as UPAs Sul e Norte, com objetivo de verificar e fazer a adequação do fluxo de SRAG.

A secretária municipal da Saúde, Paloma Libanio, pede que a população fique atenta aos sintomas. “Nessa época do ano há um aumento de casos de doenças respiratórias e da circulação de vírus respiratórios e precisamos ficar atentos, procurando a nossa rede de atendimento em caso de sintomas. O diagnóstico precoce é fundamental para que o tratamento seja iniciado rapidamente e assim, evitar complicações da SRAG.”


 
 
 

Comments


bottom of page