top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

SEGURANÇA NAS ESCOLAS: Prefeitura de Marília promove hoje a campanha "A Paz é o Caminho"


Monitoramento por câmeras de segurança será aperfeiçoado e novas medidas serão tomadas. Administração recebe sugestões de pais e da comunidade escolar para avanços

Nesta quinta-feira, dia 20 de abril, será realizada pela Prefeitura de Marília a campanha ‘A paz é o caminho’, que abordará a segurança no ambiente escolar. A proposta de trabalho surgiu após as reuniões entre o comando da Polícia Militar em Marília - através do 9º Batalhão de Polícia Militar do Interior (9º BPM/I) - e todos os diretores da rede municipal de ensino.

O encontro também resultou na união de esforços para orientação e planejamento de ações preventivas, bem como na formatação de protocolos para o reforço da segurança nas escolas. “As placas informativas de alertas referente ao monitoramento por câmeras já existentes em todas as unidades escolares consistiram em outro fruto deste encontro. As placas reforçam a informação para a comunidade da presença do videomonitoramento 24 horas”, informou o secretário municipal da Educação, Helter Bochi.

VISITA

O prefeito Daniel Alonso e os secretários Helter Bochi e Eduardo Yamamoto, da Tecnologia da Informação, e pelos diretor de Divulgação e Comunicação, Mauro Abreu, e de Vigilância Patrimonial, Adilson Simão, estiveram nesta quarta-feira (19), na Emei 1,2… Feijão com Arroz, no bairro Santa Teresa, quando foram recebidos pela diretora Fabiana Cruvinel para entrega de placas informativas sobre o sistema de videomonitoramento.

“Todas as unidades escolares da rede municipal possuem câmeras de segurança, que abastecem a central de videomonitoramento que possuímos no Paço Municipal. A nossa Ronda Azul, por sua vez, é sincronizada com os órgãos de segurança, incluindo a Polícia Militar. Possuímos sistema de alarme e iremos aperfeiçoar esta proteção ainda mais”, garantiu o prefeito de Marília. As placas informativas, em dois modelos, serão disponibilizadas em pontos das unidades escolares. Na visita, o secretário municipal da Educação, professor Helter Bochi, destacou que nesta quinta-feira (20), será realizado o Dia da Paz nas Escolas, iniciativa voltada para a valorização das escolas municipais e de toda a comunidade escolar.

“A proposta é o combate à desinformação e acolher as famílias neste momento em que o Brasil todo vive esta onda de boato que vem alterando a rotina de muita gente”, observou o educador. As fakenews aumentaram consideravelmente nas últimas semanas propagando casos inexistentes de violência. “As escolas de Marília são seguras e em mais de oito décadas de rede municipal de ensino jamais ocorreu algum tipo de ato propagado pela enxurrada de desinformação”, assegurou o secretário.

APERFEIÇOAMENTO

Responsável pela gestão do videomonitoramento e de todo o sistema tecnológico que envolve a Ronda Azul, incluindo a moderna central existente no piso térreo da Prefeitura de Marília (aliás, central elogiada pelo então ministro da Justiça e atual senador pelo Estado do Paraná, ex-juiz federal Sérgio Moro quando de sua visita a Marília em 2019), o secretário municipal de Tecnologia da Informação, Eduardo Yamamoto, informou que o trabalho preventivo por câmeras será ampliado.

“Avançaremos com mais recursos e com mais tecnologia preventiva”, disse. Haverá treinamentos, capacitações e estratégias para complementar a política de segurança.

Daniel Alonso ponderou que todas as sugestões dos pais e responsáveis, que estão sendo colhidas nas escolas pelos professores, serão analisadas pelo Município. “Vamos construir juntos o ambiente escolar de forma que proporcione ainda mais segurança às nossas crianças”, garantiu. A Ronda Azul é uma realidade em Marília há três anos, o que coloca a cidade na vanguarda do combate à criminalidade e na prevenção.



82 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page