top of page
Buscar

Sob avalanche de reclamações, Prefeitura faz licitação para contratar empresa para recolher amimais

Adilson de Lucca

Gado "desfila" por ruas em bairro na zona sul de Marília

Em meio à uma avalanche de reclamações sobre animais de grande porte, como cavalos e bovinos, perambulando pelas ruas em diversas regiões da cidade, a Prefeitura de Marília abriu processo de licitação para contratar "empresa especializada para prestação de serviços de apreensão, captura, recolhimento, transporte, guarda temporária (alojamento), de isolamento e tratamento veterinário, incluindo urgência/emergência, medicação, procedimentos clínicos e cirúrgicos necessários para animais de pequeno, médio e grande portes (caninos, felinos, suínos, ovinos, caprinos, muares, equinos e bovinos) encontrados em vias e espaços públicos, estradas rurais, estradas municipais e rodovias com intervenção municipal dentro do âmbito territorial do município de Marília".

As propostas serão recebidas pelo setor de licitação da Prefeitura até as 9h do dia 3 de julho. Entre as justificativas para a abertura da licitação, a Prefeitura aponta "a necessidade de resgate dos animais , os quais podem causar risco iminente de acidente a pedestres, veículos automotores, ciclo motos, motocicletas, além dos riscos de ataques/mordeduras às pessoas, evitar maus-tratos aos animais e controlar as doenças transmitidas por eles aos seres humanos (zoonoses)".

ROLOS E MILHÕES GASTOS COM EMPRESA DE CAPTURA DE ANIMAIS

Em 2018, a Prefeitura de Marília contatou a empresa Bg Zangrossi para serviços de captura, apreensão e cuidados veterinários de animais errantes de pequeno, médio e grande porte.

Em janeiro deste ano, a Corregedoria-Geral do Município abriu uma sindicância para investigar a tal contratação.

Isso após o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP) considerar licitação, contrato e aditivos irregulares.

O objetivo da investigação que será tocada pela Comissão Permanente de Sindicância, segundo a corregedoria, é “apurar eventual responsabilidade funcional na ocorrência das irregularidades”.

O TCE apontou que o valor inicial do contrato era de R$ 819,8 mil, mas até o momento a empresa já recebeu empenhos no valor bruto de R$ 3,3 milhões, conforme consulta ao Portal da Transparência da Prefeitura de Marília.







 
 
 

留言


bottom of page