Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Teatro on-line estreia hoje com “Os causos do Zé Barbado”


Teatro do interior paulista se reinventa com espetáculo on-line Produtora Cia. Camarim lança nova turnê infantil “Os causos do Zé Barbado”. A nova montagem cênica preserva a estética artesanal característica da Companhia.

O pescador Zé Barbado, personagem interpretado pelo artista Bruno Wan-Dick, está acostumado a compartilhar as suas aventuras e de seres lendários do folclore brasileiro com as crianças do interior paulista.

Desde 2009, faz apresentações em teatros, espaços culturais e escolas para contar suas estórias com o saci, a iara, o boitatá e a cuca. Seu rosto tem marcas de queimadura por um incidente com a mula sem cabeça, e sua barba cresce em cor de fogo por mágica.

Os causos que relata bem-humorado dizem de como a amizade com figuras da floresta lhe ajudou a superar o isolamento e as situações de preconceito por sua fisionomia diferente. Através da cultura popular brasileira, suas narrações conscientizam sobre os talentos da diversidade e o respeito ao meio ambiente. “A inspiração, na verdade, vem da minha própria trajetória. Ainda bebê tive um problema no olho e, como consequência do tratamento, ganhei uma queimadura na pálpebra. Resolvi criar um protagonista que vivenciasse esses percalços”, explica o ator e também roteirista da obra. A realidade de distanciamento social que se instalou pela pandemia de covid-19 em 2020, no entanto, também impactou as andanças de Zé Barbado. Seu cenário de contação de estórias assumiu as salas do estúdio da TV UNESP, sediada em Bauru, e as interações dos personagens passaram a ocorrer em frente às câmeras. Um trabalho de adaptação necessário para dar continuidade à turnê teatral, em formato on-line e com a possibilidade de alcançar um público mais amplo, de outras regiões do país.. Neste dia 22 de novembro, o espetáculo Os causos do Zé Barbado ganha os palcos digitais.

O projeto, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, via ProAC ICMS e com patrocínio da Coca-Cola FEMSA Brasil, será disponibilizado de forma gratuita no canal do Youtube da produtora artística Cia Camarim.

O conteúdo do espetáculo tem classificação livre e poderá ser acessado pelo canal da Cia.Camarim por um período inicial de três meses. Uma coleção de livros com os relatos de Zé Barbado e seus amigos do folclore brasileiro também está em processo de produção para um lançamento próximo. Youtube Cia. Camarim: https://www.youtube.com/ciacamarim Facebook Cia. Camarim: https://www.facebook.com/ciacamarim Instagram Cia. Camarim: @ciacamarim




35 visualizações0 comentário