Inédito, o evento em Marília integra o 36º Encontro Internacional de Astronautas – Planetary Congress. Assim, será atração para pesquisadores, empreendedores e autoridades Ciência, Transformação Digital e Inovação Colaborativa.
A visita dos astronautas faz parte do projeto Community Day, uma iniciativa que leva exploradores espaciais a instituições de ensino e pesquisa. Dessa forma, aproxima estudantes e comunidade das experiências e aprendizados de quem já viveu a realidade do espaço.
A Unimar receberá Mary Ellen Weber e Paolo Nespoli para falar sobre desafios da vida em gravidade zero e o papel da ciência para futuro sustentável e interconectado.
Impacto na cidade
A Pró-reitora de Graduação da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, prevê momento de impacto para a comunidade acadêmica e a cidade.
“Receber astronautas em nossa Universidade é um marco que transcende as fronteiras da educação. É uma oportunidade única para nossos alunos vivenciarem o conhecimento em sua forma mais inspiradora, diretamente de quem já esteve além do nosso planeta”, afirma.
A palestra terá início a partir das 10h, no Anfiteatro da Unimar, e contará com a presença de importantes nomes do cenário científico, acadêmico e tecnológico.
Liderança feminina no espaço
Mary Ellen Weber, é engenheira química formada pela Purdue University, bem como doutora em Química Física pela Universidade da Califórnia em Berkeley.
Ex-integrante da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos, atuou por dez anos em programas de pesquisa e inovação tecnológica.
Participou, inclusive, de duas missões espaciais. Esteve com a STS-70 em 1995 a bordo do Discovery para lançar o satélite de comunicações TDRS-G. Depois, na STS-101 em 2000, com o Atlantis, dedicada à manutenção e reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS).
Assim, acumulou mais de 450 horas no espaço e, além da carreira científica, é empreendedora e consultora em inovação. Atua ainda em conselhos ligados à NASA e à educação, em contribuição à ciência e à promoção da liderança feminina.
Agência Espacial da Europa
O astronauta italiano Paolo Nespoli, engenheiro aeroespacial e veterano da European Space Agency (ESA), acumulou cerca de 313 dias em órbita em três missões.
Esteve bordo do ônibus espacial Space Shuttle Discovery na missão STS-120, em outubro de 2007, instalando o módulo Harmony da Estação Espacial.
Comentários