top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

TecUnimar: Unimar inaugura o primeiro Parque Tecnológico da região


Reitor, Márcio Mesquita Serva, vice-reitora, Regina Serva, e pró-reitores Fernanda, Marcos

e José Roberto vistoriando as obras do Parque Tecnológico

O projeto pioneiro representa mais um marco significativo promovido pela Universidade de Marília para impulsionar o desenvolvimento econômico e científico das cidades


O avanço da tecnologia está transformando o mercado de trabalho, impulsionando o desenvolvimento de empresas e novas metodologias em todas as áreas. Os parques tecnológicos têm se consolidado como pilares essenciais nesse processo, criando um ambiente propício para a integração entre instituições de ensino, empresas e serviços especializados. Alinhada às tendências, a Universidade de Marília (Unimar) tem realizado amplos investimentos e agora anuncia o lançamento do TecUnimar, o primeiro Parque Tecnológico de toda região, que tem como objetivo promover a criação de novos negócios e estimular o crescimento econômico e científico na região.

O Reitor da Universidade de Marília, Dr. Márcio Mesquita Serva, destaca o novo empreendimento da Instituição que vai estreitar ainda mais a relação entre os cursos de graduação e pós-graduação com o setor produtivo. “O lançamento do TecUnimar, Parque Tecnológico da Universidade de Marília, representa a consolidação de um amplo investimento realizado pela instituição nos últimos anos, nas áreas de tecnologia, pesquisa e inovação. A Unimar já possui uma base sólida em pesquisa, com diversos programas de mestrado e doutorado em diferentes áreas do conhecimento, e agora, ao lançar o TecUnimar, a Universidade fortalece a inovação como um de seus pilares, aproximando-se do setor produtivo e gerando novos negócios”, destaca.

Os Parques Tecnológicos têm como objetivo fomentar a inovação, facilitando a interação entre pesquisadores, estudantes e empresas, acelerando o desenvolvimento de novas tecnologias. Além de atrair investimentos e talentos, esses ambientes proporcionam aos acadêmicos experiências práticas que contribuem para o desenvolvimento econômico da região, gerando empregos e promovendo o empreendedorismo.

O conceito foi institucionalizado globalmente pela Associação Internacional de Parques Tecnológicos (IASP), que atua para beneficiar as comunidades por meio de parcerias entre o setor público e privado. No Brasil, segundo levantamento da plataforma de inteligência competitiva InovaData-BR, são 88 Parques Tecnológicos ativos.

Assim, mais uma vez, a Universidade de Marília se destaca por sua liderança pioneira ao promover um conceito global essencial para as cidades da região. O Reitor da Unimar destaca, também, o lançamento como um marco significativo para a cidade, que há muitos anos buscava um Parque Tecnológico. “A Unimar, ao assumir esse papel, coloca a região no cenário nacional como uma cidade com vocação para a tecnologia, especialmente vinculada às áreas de saúde e agronegócio. A expansão dos cursos de Tecnologia da Informação da Universidade, incluindo Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Ciência da Computação e o primeiro curso de Bacharelado em Inteligência Artificial do Estado de São Paulo, foi um passo fundamental neste processo, e consolidou a Instituição como referência nacional”, complementa. Os acadêmicos da Universidade de Marília já possuem a oportunidade única de participar ativamente de pesquisas por meio da resolução de problemas reais enfrentados por empresas

locais. A colaboração atual com empresas como Fulltime, Bizcommerce, interfocus, Vitale Prime, Avivatec, Pedbot, Leavening, Persys, Dpo.net, Sisfrete e Superfin tem demonstrado resultados significativos, permitindo aos futuros profissionais uma imersão prática no mercado de trabalho. A experiência vem proporcionando o desenvolvimento de habilidades essenciais que resultam em altos índices de empregabilidade, desde os primeiros anos da graduação.

Com o novo ambiente, essa interação será ampliada. “Atualmente, cerca de 15 empresas estão instaladas na Unimar, juntamente com diversas startups originadas de pesquisas e atividades de graduação e de pós-graduação. Isso gera empregos e oportunidades para os alunos e para toda a comunidade de Marília”, conta Dr. Márcio No novo ambiente, empresas parceiras e incubadoras de startups contam com uma mega estrutura. No prédio voltado às empresas parceiras serão dois andares com escritórios modernos, salas de convenções e sala de aula com estilo coworking. No prédio voltado aos acadêmicos serão três andares que integram além dos escritórios e salas de convenção, laboratórios equipados com tecnologia de ponta, sendo Laboratório de Inteligência Artificial, hardware, engenharia, prototipação e biotecnologia. Com essa infraestrutura completa, a Unimar pretende intensificar a integração entre o meio acadêmico e o setor empresarial, incentivando o desenvolvimento de novas tecnologias e startups, além de contribuir para pesquisas inovadoras que vão impulsionar o crescimento econômico da região. Segundo o coordenador dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciência da Computação, Prof. Dr. Caio Saraiva Coneglian, “A Unimar tem criado uma série de programas e ações para o Empreendedorismo e Inovação, por meio do seu Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (NITE), que se consolidam no seu Parque Tecnológico Privado. Este é um importante passo para que os alunos e a comunidade tenham um espaço para o desenvolvimento de seus novos negócios, além de ser um local que reunirá dezenas de empresas, nas quais nossos estudantes poderão estudar e desenvolver seus projetos”, explica.

O Parque Tecnológico da Universidade de Marília será um ambiente de promoção de inovação tecnológica para todos os cursos de graduação e pós-graduação da Instituição, reconhecidos pela excelência nas metodologias de ensino. Com este novo ambiente, os acadêmicos terão a oportunidade de aprimorar as habilidades práticas de forma ativa e dinâmica.

O Pró-reitor de Graduação, Prof. José Roberto Marques de Castro, enfatiza que o Parque Tecnológico se tornará um componente integral dos pilares educacionais da Unimar, que são pesquisa, extensão e ensino. "Prevemos uma maximização significativa devido às pesquisas realizadas dentro deste Parque Tecnológico. É crucial destacar nosso contínuo compromisso com o benefício de nossos alunos. Sob a liderança de nosso magnífico reitor, Dr. Márcio Mesquita Serva, encarregado de manter um alto padrão educacional, buscamos diariamente aprimorar nossas metodologias e processos educativos, visando garantir a qualidade da formação de nossos profissionais. Temos a convicção de que, para sermos os melhores, precisamos ser distintos”, diz. O Pró-Reitor Administrativo da Unimar, Marco Antonio Teixeira, ressaltou que a inauguração do TecUnimar representa um compromisso sólido da instituição em investir no que há de mais inovador no mundo, beneficiando não apenas os alunos, mas também a cidade e a região. "Estamos empenhados em proporcionar aos nossos estudantes o acesso às tecnologias mais

avançadas, criando um ambiente que estimula a inovação e o desenvolvimento econômico e científico. Essa iniciativa coloca Marília no mapa nacional da tecnologia e fortalece a ligação entre a academia e o setor produtivo, gerando oportunidades e impulsionando a economia local," destacou Teixeira.

Os cursos da área da saúde têm no Parque Tecnológico um ambiente enriquecedor que amplia as possibilidades de aprendizado prático e pesquisa. Com acesso a recursos avançados, os acadêmicos terão a oportunidade de explorar novas abordagens terapêuticas e impulsionar a inovação no campo da fisioterapia.

Segundo o coordenador do curso de Medicina da Unimar, Prof. Dr. Carlos Bueno, os ambientes que estimulam a pesquisa são fundamentais para o processo de aprendizagem. “O desenvolvimento de tecnologias e inovações transformam a formação médica ao proporcionar um aprendizado mais seguro, interativo, personalizado e baseado em evidências. São muitas as ferramentas para esse processo, por exemplo as de simulação e realidade virtual que permitem as práticas seguras, as plataformas digitais que oferecem acesso rápido a informações atualizadas, as tecnologias de e-learning e telemedicina que preparam os alunos para a prática clínica moderna. São tecnologias avançadas que desenvolvem habilidades técnicas essenciais, aprimorando a qualidade dos futuros médicos para os desafios da prática clínica”, conta.

Para o coordenador do curso de Fisioterapia da Unimar, Prof. Dr. Mauro Audi, o estímulo à pesquisa e à adoção de abordagens inovadoras na promoção da saúde e bem-estar dos pacientes é uma constante fonte de inspiração. “Mesmo após anos na Universidade, continuo a me surpreender com cada novo empreendimento. O Parque Tecnológico criado pela Unimar será uma fonte de inspiração para todos os cursos, incluindo a área da saúde, permitindo que os alunos integrem conceitos tecnológicos em seus estudos acadêmicos e desenvolvam projetos de pesquisa associados à Fisioterapia”, descreve.

O Parque Tecnológico oferece amplas oportunidades para as disciplinas de humanas, impulsionando o aprendizado e a pesquisa com o auxílio de ferramentas digitais. Essa integração fortalece a conexão entre a Universidade e o mercado, promovendo uma abordagem mais dinâmica e eficaz no estudo das ciências sociais e humanas.

A coordenadora do curso de Direito da Unimar, Prof. Dra. Francis Marília Pádua, destaca que a tecnologia, indiscutivelmente, está ligada à área das ciências humanas, promovendo um impacto significativo nas suas profissões. “As ferramentas tecnológicas, hoje à disposição dos profissionais, trazem agilidade e eficiência aos escritórios. As plataformas digitais, como instrumento de trabalho, são cada vez mais frequentes, tornando a oferta dos serviços mais inovadora e acessível. No campo jurídico, a tecnologia não apenas transforma a prática profissional, tornando-a mais eficiente e acessível, mas também faz com que a justiça seja mais rápida e transparente”, ressalta. A presença do Parque Tecnológico traz benefícios significativos, também, para os cursos de agrárias e exatas, oferecendo instalações modernas e recursos avançados. Com laboratórios equipados e ferramentas de simulação, os acadêmicos podem aprimorar suas habilidades práticas, conectar teoria e prática, e desenvolver soluções inovadoras para desafios específicos.

De acordo com o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unimar, Prof. Me. Fernando Netto, o novo empreendimento foi projetado para ser um centro de inovação,

criatividade e empreendedorismo. “A estrutura moderna e multifuncional do parque tecnológico é um ambiente propício à troca de ideias, à incubação de startups e à colaboração entre estudantes, pesquisadores e empresas. Com laboratórios de última geração e áreas dedicadas à experimentação e prototipagem, o edifício fomenta a cultura de inovação entre os estudantes e professores, facilitando a transição de conceitos acadêmicos para aplicações práticas e comerciais. Além disso, o parque tecnológico atuará como um catalisador para o desenvolvimento regional, atraindo investimentos e gerando novas oportunidades de emprego”, conta. A Contribuição do Parque Tecnológico na Pós-graduação Unimar

A Unimar exerce um papel importante na formação de pesquisadores altamente qualificados e produção de conhecimento de alto impacto com os cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. A integração com as empresas e instituições de pesquisa, acesso a tecnologias e práticas inovadoras, dentro do Parque Tecnológico, vai ampliar essa conexão direta com o mercado, favorecendo o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, na vanguarda do desenvolvimento tecnológico e científico.

A Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação, Prof. Dra. Fernanda Mesquita Serva, destaca que o Parque Tecnológico eleva o nível de excelência e competitividade dos cursos de pós-graduação. “Nosso Parque Tecnológico tem como objetivo fomentar a ciência, tecnologia e a inovação. O investimento em laboratórios de pesquisa, com fomento interno e externo, avança significativamente na Universidade. O reitor é o grande entusiasta do atual momento da Universidade, por isso agradecemos a ele o convite para participar ativamente da construção deste novo modelo de educação. Aqui no TecUnimar todos os Programas de Pós-graduação da Unimar estarão inseridos, com suas pesquisas e descobertas científicas, proporcionando um elo ainda maior da Universidade com a sociedade e todos os seus segmentos. O TecUnimar é um espaço para o compartilhamento de sonhos e ideias ", destaca.

Para o coordenador do Mestrado Profissional em Administração de Organizações Inovadoras da Unimar e Presidente da Associação Comercial e de Inovação de Marília (ACIM), Prof. Dr. Carlos Francisco Bitencourt Jorge, a criação do Parque Tecnológico da Unimar é uma grande oportunidade para a inovação em Marília. “A Unimar, nos últimos anos, tem se destacado em investimentos em prol da inovação, como a aprovação do Mestrado Profissional na área, o que tem permitido a celebração de novas parcerias com o setor produtivo, no qual a ACIM se destaca, e a criação do TecUnimar tende a intensificar essas parcerias, como os Hackathons que frequentemente são realizadas pela ACIM, Unimar e vários parceiros da área de tecnologia”.

Lançamento do curso pioneiro de bacharelado em Inteligência Artificial

A Universidade de Marília (Unimar) continua a liderar o caminho da inovação educacional com o lançamento do primeiro curso de Bacharelado em Inteligência Artificial no estado de São Paulo. O lançamento oficial será realizado em junho. Durante o evento será ministrada palestra sobre a "A Inteligência Artificial e o Futuro das Empresas de TI: a Importância de Mão de Obra Qualificada".

O novo curso vem para suprir a crescente demanda por profissionais qualificados nessa área que está em acelerado crescimento. A iniciativa reforça o compromisso da Universidade em oferecer programas acadêmicos inovadores que capacitam os futuros profissionais para os desafios do futuro, ao mesmo tempo em que posiciona a Unimar como uma instituição pioneira na vanguarda da educação superior em São Paulo.

A cerimônia de lançamento está marcada para o dia 13 de junho, às 19h30, no Anfiteatro do Bloco 9 da Unimar e é aberta a toda comunidade. Mais informações, acesse www.unimar.br

21 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page