top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Termina hoje o prazo para justificativa eleitoral de quem não votou no segundo turno


Termina nesta segunda-feira (9) o prazo para o eleitor que não votou no segundo turno nas eleições de 2022 justificar a ausência. O formulário pode ser preenchido pela internet, no sistema Justifica (clique aqui para acessar); pelo celular, no aplicativo e-Título; ou pessoalmente, em qualquer cartório eleitoral. Cada turno de votação é contado individualmente, ou seja: a ausência em cada um dos turnos precisa ser justificada separadamente. O prazo para justificar a ausência no primeiro turno terminou em 1º dezembro do ano passado — quem deixou de ir e não justificou terá que pagar multa de R$ 3,51.

Como fazer Na internet, basta acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e escolher a opção "Serviços eleitorais"/"Justificativa eleitoral". Na seção "Autoatendimento do eleitor", é possível verificar se há alguma pendência com a Justiça Eleitoral e, se for o caso, emitir o boleto da multa para a regularização.

Segundo o TSE, três ausências injustificadas consecutivas causam o cancelamento do título eleitoral. Além disso, a situação irregular junto à Justiça Eleitoral implica em consequências para o cidadão. Entre elas, a impossibilidade de emitir passaporte, de tomar posse em cargo público, obter empréstimos em bancos públicos ou renovar matrícula em instituição pública de ensino superior, entre outras.




30 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page