J. POVO- MARÍLIA
Unimar cria Incubadora Solidária para oferecer suporte a empreendedores marilienses

Alinhada com a agenda 2030 e pensando no fomento à economia solidária no município de Marília, a Universidade de Marília (Unimar) lançou, na última segunda-feira (07) durante o VII Fórum de Pesquisa e Extensão, a Incubadora Solidária – Insol, projeto de extensão universitária que tem por objetivo treinar agentes do mercado e da sociedade civil mariliense, para que se transformem em propulsores do desenvolvimento sustentável, nas perspectivas econômicas, social e ambiental, através de iniciativas solidárias e colaborativas.
De acordo com a Prof. Dra. Mariana Ribeiro Santiago, idealizadora e coordenadora do projeto de extensão, a Insol visa treinar e apoiar iniciativas de função solidária de empresas e de consumo, calcadas em colaboração, parcerias, comportamentos socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis, de todos os coenvolvidos, apresentando caminhos para que empresas e consumidores contribuam para o desenvolvimento sustentável.
“Quando idealizei a incubadora, sabia que tinha alguns pilares teóricos para trabalhar, tais como consumo colaborativo, consumo para sustentabilidade, novas estruturas empresariais, outra Teoria da Empresa, saúde e segurança alimentar, porque afinal de contas, Marília é conhecida como capital nacional do alimento. Por que não ser reconhecida como a capital do alimento sustentável? Não basta chegar no empresário e dizer que ele tem que ser sustentável, temos que ajudar de alguma forma a operacionalizar essa sustentabilidade. Esses são os pilares sobre os quais construímos esse projeto”, explicou a professora Mariana.
A professora afirmou ainda, que a Incubadora deseja gerar impactos junto à comunidade de Marília, melhorando a gestão para qualidade da produção e do consumo de alimentos na região, sem prejuízo ao meio ambiente, além de influir nos indicadores econômicos, sociais e ambientais do município de Marília, pela criação ou melhoria de empreendimentos de iniciativa solidária, através da produção de cartilhas especificas sobre as temáticas do projeto.
