top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Unimar cria Incubadora Solidária para oferecer suporte a empreendedores marilienses


Alinhada com a agenda 2030 e pensando no fomento à economia solidária no município de Marília, a Universidade de Marília (Unimar) lançou, na última segunda-feira (07) durante o VII Fórum de Pesquisa e Extensão, a Incubadora Solidária – Insol, projeto de extensão universitária que tem por objetivo treinar agentes do mercado e da sociedade civil mariliense, para que se transformem em propulsores do desenvolvimento sustentável, nas perspectivas econômicas, social e ambiental, através de iniciativas solidárias e colaborativas.

De acordo com a Prof. Dra. Mariana Ribeiro Santiago, idealizadora e coordenadora do projeto de extensão, a Insol visa treinar e apoiar iniciativas de função solidária de empresas e de consumo, calcadas em colaboração, parcerias, comportamentos socialmente responsáveis e ambientalmente sustentáveis, de todos os coenvolvidos, apresentando caminhos para que empresas e consumidores contribuam para o desenvolvimento sustentável.

“Quando idealizei a incubadora, sabia que tinha alguns pilares teóricos para trabalhar, tais como consumo colaborativo, consumo para sustentabilidade, novas estruturas empresariais, outra Teoria da Empresa, saúde e segurança alimentar, porque afinal de contas, Marília é conhecida como capital nacional do alimento. Por que não ser reconhecida como a capital do alimento sustentável? Não basta chegar no empresário e dizer que ele tem que ser sustentável, temos que ajudar de alguma forma a operacionalizar essa sustentabilidade. Esses são os pilares sobre os quais construímos esse projeto”, explicou a professora Mariana.

A professora afirmou ainda, que a Incubadora deseja gerar impactos junto à comunidade de Marília, melhorando a gestão para qualidade da produção e do consumo de alimentos na região, sem prejuízo ao meio ambiente, além de influir nos indicadores econômicos, sociais e ambientais do município de Marília, pela criação ou melhoria de empreendimentos de iniciativa solidária, através da produção de cartilhas especificas sobre as temáticas do projeto.

Para a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Prof. Dra. Fernanda Mesquita Serva, a Incubadora Solidária é mais um projeto e programa de extensão conectado com a agenda 2030. “O projeto Insol reforça a vocação da Universidade de Marília em dialogar com a sociedade, abrindo as portas para parcerias com o setor público e privado, e gerando externalidades positivas na comunidade mariliense. Também é de se destacar o fato de ser mais um projeto de cunho interdisciplinar, que abre a possibilidade de construções coletivas, por parte de alunos e profissionais de diversas áreas de atuação”, ressaltou.

A insol é um projeto realizado pela Unimar e conta com o apoio do Procon Municipal de Marília, do Instituto Chão e do In Partnership with the UM Harmony with Nature Programme.

Os alunos interessados em participar do projeto de extensão devem se inscrever através do preenchimento de formulário eletrônico.

29 visualizações0 comentário

留言


bottom of page