J. POVO- MARÍLIA
UNIMAR: Curso de Direito tem dois trabalhos de Iniciação Científica aprovados em Congresso Nacional
Atualizado: 6 de dez. de 2021

Dois trabalhos realizados por acadêmicas do curso de Direito da Universidade de Marília (Unimar) foram aprovados para participar do 21º Congresso Nacional de Iniciação Científica do Brasil, o CONIC, um dos maiores eventos do país, que será realizado de 7 a 10 de dezembro. Os trabalhos desenvolvidos no grupo de pesquisa da Universidade tem como tema a tributação.
De acordo com o professor do curso de Direito da UNIMAR, Bruno Bastos, o CONIC é uma dos maiores Congressos de Iniciação Científica do país. “Não serão abordados trabalhos apenas com a temática do Direito e sim, de todas as áreas de atuação, na visão de estudantes do Brasil inteiro, por isso a importância de ter estes alunos neste Congresso, que possui esta representação em nível nacional”, detalha.
Foram aprovados dois trabalhos. Pelo segundo ano consecutivo, as acadêmicas Caroline Diniz, Luiane Ferrari e Liciane Silva foram escolhidas para o Congresso. Este ano, o trabalho apresentado será “Tampon Tax: Potencializador de Desigualdade de Gênero”.
De acordo com a acadêmica Caroline Diniz, a pesquisa está direcionada à potencialização da desigualdade de gênero na tributação. "Pesquisamos sobre, como popularmente é conhecida, a taxa rosa, que incide sobre produtos femininos resultando em cobrança mais alta. Observamos que esta tributação causa uma certa desigualdade e focamos na questão dos absorventes, que é um produto básico para mulheres e homens trans e que tem uma taxação muito alta, chegando até 25%. Esta desigualdade, acaba implicando em uma série de problemas, como a evasão escolar de meninas que muitas vezes não têm condições de comprar e com vergonha não vão à escola, as notas caem e há a desistência, causando uma discrepância na sociedade gigantesca”, detalha.
Para Caroline, além deste diferencial na carreira, a pesquisa ajudou na graduação. “Integrar o grupo, nos ajudou no desenvolvimento da escrita, formulação de ideias e desenvolvimento de artigos. O que contribuiu muito para a graduação e, principalmente, no trabalho de conclusão de curso. Eu sinto que foi a melhor escolha, integrar o time”, conta.
A outra pesquisa científica é de autoria da acadêmica Liciane André Francisco da Silva e intitulada: “A Necessidade de Reforma Racional no Sistema de Tributação da Renda no Brasil”. Para ela, foi muito gratificante ser escolhida. “Meu trabalho fala sobre a necessidade da revisão do sistema tributário da renda no país, nossa conclusão é que o sistema causa uma falsa impressão de igualdade, de justiça fiscal, principalmente no que se refere ao imposto de renda. A gente acredita que é necessário haver uma reforma tributária, se atentando à capacidade tributária e ao princípio da isonomia”, conta.
