Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Unimar está entre as quatro melhores Universidades do Estado de São Paulo


Classificação do Índice Geral do Curso (IGC) comprova a qualidade de ensino da Unimar que é a quarta melhor Universidade privada de SP


A Universidade de Marília (Unimar) completa 65 anos em 2021 e segue cumprindo sua missão de formar profissionais altamente capacitados para atender as expectativas do mercado e contribuir para o desenvolvimento das cidades, por meio de cursos nas áreas de exatas, humanas, agrárias e saúde.

A metodologia de ensino, que une a teoria com a prática, a estrutura de ponta e a qualidade do corpo docente são importantes diferenciais da Instituição que conquista, a cada dia, melhores índices nas avaliações oficiais e de mercado.

Divulgado nesta sexta (23/04) pelo Ministério da Educação (MEC), o IGC (Índice Geral de Cursos) 2019 apontou a Universidade de Marília (Unimar) como a 9ª melhor universidade do estado de São Paulo, sendo a 4ª melhor entre as privadas. Resultado que coloca a Instituição em evidência, não só na região, mas em todo o estado de São Paulo, uma vez que está ao lado de grandes Instituições públicas como a Unicamp, Unifesp, Unesp e UFscar.

A classificação do Índice Geral do Curso (IGC) é um dos mais importantes indicadores de qualidade de avaliação das Instituições de Ensino Superior. A nota se dá mediante a avaliação da média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação, pela matriz curricular, estrutura e corpo docente de cada instituição.

Na região de Marília, a Unimar é a única instituição particular de Ensino que conquistou classificação de destaque na comparação do Índice. As demais IES não aparecem entre as 20 primeiras colocadas.

Para o Reitor da Unimar, Dr. Márcio Mesquita Serva: “A alegria deste reconhecimento do Ministério da Educação em estar entre as quatro melhores universidades do estado de São Paulo deve ser compartilhada com todos da família Unimar, professores, colaboradores, alunos, egressos e também a sociedade que está do lado da educação de excelência. A Unimar tem sido uma Instituição gigante neste momento pandêmico e este indicador importante de qualidade nos impulsiona a seguir neste caminho e manter a excelência da educação superior, contemplando ensino, pesquisa e extensão”.

ENADE e IDD

Utilizado como avaliação individual dos cursos e compondo parte da nota do IGC, o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e Índice de Diferença de Desempenho (IDD) também demonstraram a qualidade de ensino da Universidade de Marília. Na última edição, foram avaliados os cursos das áreas de saúde, agrárias e exatas.

O Enade consiste em avaliar o desempenho dos concluintes da graduação e as competências e habilidades adquiridas no curso e que serão necessárias para a atuação profissional. O IDD é um avaliador que compara as notas dos acadêmicos, que estão finalizando a graduação, com a nota obtida no Enem.

Na última avaliação, dois cursos da área da saúde, Biomedicina e Enfermagem, conquistaram nota 4 no Enade e também no IDD, em escala de 1 a 5, superando os cursos de todas as instituições da região de Marília. Na área dos cursos de Agrárias, a Medicina Veterinária, pioneira no estado de São Paulo, conquistou a nota 4 no Enade e no IDD, sendo o 5º melhor curso do Estado e 2º melhor entre os cursos privados. O curso de Engenharia Civil, na área de exatas, também conquistou a nota 4 no Enade e IDD.

Os cursos de Odontologia e Farmácia conquistaram nota 4 no Enade. Nota máxima em avaliação in loco do MEC, agora nota 4 no IDD, o curso de Medicina da Unimar se destaca pela metodologia de ensino e laboratórios equipados com tecnologia de ponta, além de campos de estágio como o Hospital Beneficente Unimar, Clínicas e a Unidade de Pronto Atendimento da Zona Norte (UPA). Os cursos de Educação Física, Engenharia de Produção Mecânica, Engenharia Agronômica, Fisioterapia e Nutrição alcançaram notas que os colocaram entre as melhores graduações do estado.

GUIA DA FACULDADE DO ESTADÃO

A Universidade de Marília quebrou recorde e conquistou 67 estrelas no Guia das Faculdades 2020, promovido pelo Jornal Estadão em parceria com a Plataforma Digital Quero Educação, recebendo selos exclusivos que comprovam o desempenho da Instituição e o compromisso com a formação de profissionais altamente qualificados.

Com 67 estrelas, a Unimar superou todas as Instituições de Ensino da cidade e região, sendo destaque com o selo exclusivo de “Instituição com mais cursos estrelados na área de Saúde e Bem-Estar de Marília” e “Melhor curso privado de Medicina Veterinária no Estado de São Paulo”, “Melhor curso de Medicina de Marília”, entre outros.

Na área da saúde e bem-estar, os cursos de Biomedicina, Farmácia, Psicologia, Fisioterapia e Enfermagem receberam 4 estrelas, em escala de 3 a 5, assim como os cursos de Medicina e Educação Física, que conquistaram também o selo exclusivo de “Melhor curso em Marília”. Com 3 estrelas, os cursos de Nutrição e Odontologia também se destacaram na avaliação.

O Guia das Faculdades comprovou a qualidade também dos cursos de agrárias, com 3 estrelas para o curso de Engenharia Agronômica e 4 estrelas para o curso de Medicina Veterinária, graduação que foi um dos grandes destaques na avaliação, uma vez que, além de conquistar 4 estrelas no Guia das Faculdades, recebeu o selo exclusivo de “Melhor curso privado do estado de São Paulo”.

Na área de Humanas, Ciências Contábeis e Administração conquistaram 4 estrelas, superando todos os cursos de Marília e região e comprovando a excelência na formação profissional. Os cursos de Direito e de Publicidade e Propaganda receberam 3 estrelas na avaliação. Nas áreas de exatas, a graduação em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil conquistaram 3 estrelas, mesma pontuação conquistada pelos cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção Mecânica, ambas carimbadas com o selo exclusivo de “Melhor curso em Marília”.


44 visualizações0 comentário