top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Unimar inicia hoje comemorações dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação em Direito


A Universidade de Marilia (Unimar), por meio do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) inicia as comemorações dos 25 anos do programa nesta quinta-feira, dia 30, a partir das 19h. O evento de abertura do vigésimo quinto ano também marca o início do semestre 2023.1, dando as boas-vindas aos novos mestrandos e doutorandos.

Segundo o coordenador do PPGD Unimar, Prof. Dr. Jonathan Vita, o fato do Programa contar com corpo docente consolidado na área tem feito com que os resultados de avaliações cresçam junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). “Estamos comemorando não só os 25 anos de existência do Programa, mas também a avaliação da Capes que levou o PPGD ao conceito 5.

Atualmente recebemos alunos de várias regiões do Brasil, fazendo com que tenhamos pesquisas abordando e apontando soluções reais para os problemas de nosso país. Além disso, o programa passa por um grande projeto de internacionalização, consolidando nossas práticas a nível nacional e internacional. Sem dúvida, temos muito o que comemorar e consolidar o planejamento para os próximos anos”, ressalta.

Para a Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Profa. Dra. Fernanda Mesquita Serva, o processo iniciado pela Unimar há mais de 25 anos, com a implantação do Programa de Pós-graduação em Direito, foi mais uma etapa da interiorização e democratização do Ensino Superior.

“À medida que a Instituição vai se consolidando como um polo importante de pós-graduação, consolida essa dimensão de pesquisa, que vai se integrando às outras atividades da Universidade. Assim, todo o processo formativo oferecido pela Unimar acaba refletindo positivamente na sociedade, especialmente em âmbito local e regional”, ressalta.

A implantação do PPGD Unimar aconteceu junto à Capes, em Brasília. Essa é uma das memórias do período guardada pela Profa. Dra. Jussara Borges Ferreira, docente da instituição, que participou da criação do Programa, tendo sido a coordenadora responsável pelo Projeto que obteve o credenciamento do Mestrado em Direito. Naquela época, foi também a diretora da então Faculdade de Direito da Unimar.

“O projeto exitoso, só foi possível graças ao compromisso, apoio e investimento integral do Dr. Marcio Mesquita Serva. Neste jubileu de prata, as celebrações históricas ganham especial significado e valor, principalmente para um Programa que está consolidado em nível local, regional e nacional”, destaca.

A ex-coordenadora do PPGD, Profa. Dra. Maria de Fátima Ribeiro, que também continua como docente na Unimar, lembra de cada detalhe do processo seletivo que formou a primeira turma de mestrado e da repercussão do Programa na região. “Naquela oportunidade tivemos a aula magna com o professor Dr. Lênio Streck, procurador e professor no Rio Grande do Sul e conceituado autor de diversas oras jurídicas. Destacou que o Estado tem o papel de fazer justiça social no momento em que o direito brasileiro vivia uma visível crise de paradigmas, motivando professores e mestrandos”, lembra.

Com 25 anos de existência, o PPGD Unimar possui quase 600 egressos atuando em, praticamente, todos os estados do país, fazendo parte da pós-graduação Universidade, que conta com cursos de mestrados também na área da saúde e ciências agrárias. Além de oferecer dezenas de cursos lato sensu, nas modalidades presencial e EAD.

43 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page