Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Unimar leva orientação, dicas e lazer à comunidade, durante a 13ª edição do Cejusc Itinerante


Unimar leva orientação, dicas e lazer à comunidade, durante a 13ª edição do Cejusc Itinerante

A Universidade de Marília (Unimar) participou da 13ª edição do “Cejusc Itinerante: Marília Cidadã”, um projeto realizado em conjunto com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e o Ministério Público Federal (MPF). Os cursos das quatro áreas do conhecimento levaram dicas, orientações, prestação de serviço e lazer à Vera Cruz.

A chefe do Cejusc Marília, Juliana Raquel Nunes, falou da alegria da retomada do evento, após dois anos de pandemia. “Estou muito feliz em regressar, depois de um difícil período causado pelo covid-19, o qual ainda estamos enfrentando, mas, graças a Deus, um pouco mais ameno. A população teve contato com muitas coisas bacanas e ressalto, mais uma vez, como estou feliz por estar retomando depois de dois anos de pandemia um evento tão importante para a população”, destaca.

A Unimar contou com diversas oficinas à população. O curso de Direito prestou orientações jurídicas, o Núcleo Integrado de Pesquisa e Extensão (NIPEX) e o Departamento de Relações Internacionais (DRI) prestaram orientações sobre a pesquisa e intercâmbios internacionais e os cursos de Administração e Ciências Contábeis ajudaram a população a resolver problemas relacionados ao MEI.

Para a acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Unimar, Geovana Buzo, que participou pela primeira vez de uma edição do Cejusc, foi uma ótima experiência. “Foi um prazer participar deste evento maravilhoso e para mim, que já vou me formar em ciência contábil, foi uma experiência nova participar deste evento e muito prazeroso colocar em prática, mais uma vez, o que estou aprendendo e poder ajudar a população”, ressalta o coordenador do curso, Caio Coneglian.

O curso de Engenharia Agronômica estava com uma oficina de horta suspensa e o curso de Medicina Veterinária orientando a população sobre o Bem-estar Animal. Os cursos de Engenharias tiraram dúvidas sobre construções, projetos e documentações. O curso de Arquitetura e Urbanismo orientou as pessoas sobre a legalização e aprovação de obras.

Já os cursos de Medicina e de Enfermagem orientaram as pessoas sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis. A acadêmica Noemia Lopes Moyses Auada contou como foi importante participar deste momento. “Eu amei participar do Cejusc Itinerante, orientar as pessoas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e como evitá-las. Nosso espaço estava com movimento muito bom e as pessoas gostaram bastante”, conta.

Os acadêmicos e docentes do curso de Fisioterapia realizaram a aferição de pressão arterial e orientações posturais. Os cursos de Biomedicina e Farmácia tiveram a oficina de preparo de álcool em gel e o curso de Psicologia realizou atividades com as crianças, bem como orientações para os pais e responsáveis.

O curso de Publicidade e Propaganda fez toda a divulgação e registro fotográfico do evento e do Casamento Coletivo de 10 casais. O curso de Análise de Sistemas realizou Oficina de Jogos

Digitais Interativos. “Foi bem legal, porque a Unimar tem um importante papel com a comunidade, o aspecto da extensão e temos várias ações neste sentido, então acho muito legal trazer isso para Vera Cruz, trazer todo o aspecto de tecnologia para compartilhar com as pessoas”, diz o coordenador dos cursos de

O curso de Nutrição realizou a avaliação nutricional de crianças e adultos, além da oficina gastronômica. “Nós ofertamos a prática da avaliação nutricional, calculando o índice de massa corporal e indicando qual o melhor peso, segundo a estatura e idade e, também, tivemos uma ação voltada a degustação de uma caponata de casca de banana verde, em substituição da berinjela, o que foi bem interessante”, conta.

Os atendimentos realizados pelo Cejusc totalizaram 4.137 atendimentos, sendo 232 orientações jurídicas prestadas pelo Cejusc, 17 participantes da Oficina de Pais, 14 audiências de conciliação frutíferas e R$ 155.117,07 movimentados com os acordos obtidos.

16 visualizações0 comentário