Urologista da Unimed Marília, Dr. Renato Caretta Chambó, responde às principais dúvidas
Texto: Andressa Andriotti Menezes
O mês de novembro foi escolhido para ser o mês de conscientização da saúde do homem, por causa do dia 17 de novembro, que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
O Câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo o Instituto Nacional do Câncer.
A Unimed Marília convidou o urologista, Dr. Renato Caretta Chambó para responder às principais dúvidas sobre o tema.
1- Quando e com qual idade é necessário procurar um Médico Urologista?
Em qualquer idade pode procurar um médico urologista, pois o urologista cuida das doenças do trato genital masculino (pênis, escroto e próstata) e do sistema urinário tanto masculino quanto feminino (rins, ureter, bexiga e uretra). Agora quanto a próstata ficou preconizado pela sociedade brasileira de urologia que todos homens acima de 50 anos devem fazer o toque retal +PSA anualmente e homens com histórico familiar de câncer de próstata e negros a partir dos 45 anos de idade.
2- Quais os principais sintomas do câncer de próstata?
Quando o câncer de próstata está em sua fase inicial não há nenhum sintoma e nesta fase inicial quando diagnosticado e tratado há uma chance de cura bastante elevada. O câncer de próstata só dá sintomas quando ele já está avançado e os sintomas seriam dificuldade para urinar, emagrecimento e dores ósseas (devido às metástases nos ossos) e nessa fase avançada da doença as chances de cura já são bem menores. Por isso a importância de se fazer o exame da próstata (diagnóstico precoce do câncer de próstata)
3- Qual a importância de fazer o exame de próstata?
A importância do exame é fazer o diagnóstico precoce do câncer de próstata para o paciente ter uma chance de cura maior com o tratamento.
4- O câncer de próstata pode intervir na fertilidade masculina? É possível ter filhos após?
A próstata junto com a vesícula seminal (anexo da próstata) são responsáveis pela produção do sêmen e os testículos produzem os espermatozoides que se juntam na próstata e formam o ejaculado. No tratamento do câncer de próstata retiramos toda próstata e as vesículas seminais (prostatectomia radical) e com isso o paciente não tem mais a ejaculação. Porém os testículos ainda tem os espermatozoides, sendo possível a realização de uma inseminação artificial, puncionando o testiculo e retirando os espermatozoides. Uma outra opção é colher o ejaculado com os espermatozoides antes da cirurgia e guardar em um banco de sêmen para uma futura inseminação artificial.
5- Qual o tratamento para o câncer de próstata? E as chances de cura?
O tratamento vai depender do estágio da doença. Em estágios iniciais, onde o tumor ainda está confinado na próstata, o melhor tratamento é a cirurgia de prostatectomia radical, onde se retira toda próstata e as chances de cura passam de 90%. Em estágios mais avançados, onde o tumor ultrapassou o limite da próstata e invade estruturas adjacentes, o melhor tratamento seria a radioterapia. Quando já há metástases para outros órgãos, como ossos e pulmão, a cirurgia e radioterapia já não é mais indicada e o tratamento seria com bloqueadores de hormônio da testosterona (o câncer de próstata cresce às custas de testosterona) e com a quimioterapia, as chances de cura seriam mínimas.
6- Existe alguma forma de prevenir?
O câncer de próstata, assim como outros cânceres, não é possível sabermos o porquê do seu surgimento. Mas no câncer de próstata temos visto que pacientes que têm parentes (pais, tios, irmãos e avós) com câncer de próstata tem de 2 a 4 vezes mais chance de desenvolver o câncer. Pacientes da raça negra e obesos também têm mais chance de desenvolver. Foi realizado um estudo populacional sobre câncer de próstata onde se viu que pessoas mais sexualmente ativas, tendo em média 20 ejaculações por mês tem menor chance de desenvolver câncer de próstata.
7- Um conselho para os homens?
O câncer de próstata é o mais comum nos homens (exceto pelos cânceres de pele) e o segundo que mais mata. Por isso é importante fazer o exame de próstata (diagnóstico precoce), pois em estágios iniciais há cura. Outra coisa muito importante é ter uma vida saudável, alimentação balanceada, praticar atividade física, ter uma vida sexual ativa, ser feliz, não fumar, beber com moderação, etc. Enfim, tudo que é bom para o coração é bom para próstata.
Comments