top of page
Buscar
Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Unimed Marília celebra o Mês do Cooperativismo


A maior rede de cooperativas de saúde do mundo e seus princípios orientadores

A cada ano, no primeiro sábado de julho, comemora-se o Dia Internacional do Cooperativismo, uma iniciativa estabelecida pelo Congresso da Aliança Cooperativa Internacional em 1923. Neste mês especial, destacamos a Unimed Marília, parte da maior rede de cooperativas de saúde do mundo, que fortalece a comunidade e promove o bem-estar por meio de seus princípios cooperativistas. A Unimed é amplamente reconhecida como a marca mais lembrada pelos brasileiros na categoria de planos de saúde. No Brasil, fundada em Santos, em 1967, a Unimed expandiu até abranger 341 cooperativas médicas no Brasil, contando com mais de 118 mil médicos cooperados, 19 milhões de beneficiários, 143 mil empregos diretos, mais de 29 mil hospitais, clínicas e serviços credenciados, 144 hospitais próprios, além de prontos atendimentos, laboratórios e centros de diagnósticos para garantir a qualidade de assistência prestada. Em uma cooperativa quem tem mais valor são as pessoas, que colaboram entre si com interesses em comum. A Unimed Marília segue os princípios orientadores de cooperativismo, que são: 1- adesão voluntária e livre, 2- gestão democrática e livre, 3- participação econômica dos membros, 4- autonomia e Independência, 5- educação, formação e informação, 6- intercooperação e 7- interesse pela comunidade. “O mês do cooperativismo é um momento especial para refletirmos sobre a importância do trabalho em conjunto, da solidariedade e do compromisso que caracterizam a essência da Unimed Marília.

Ao longo dos anos, nossa cooperativa tem desempenhado um papel crucial em nossa comunidade, promovendo a cooperação, a igualdade e o desenvolvimento sustentável. Em um mundo frequentemente marcado por individualismo e competição acirrada, a Unimed se destaca como uma alternativa valiosa, onde o sucesso é compartilhado e a solidariedade fundamenta cada ação. Além de oferecer oportunidades para seus membros prosperarem economicamente, por meio do trabalho médico, também promove à educação, à formação de lideranças, à inclusão social e o cuidado com o meio ambiente.

O cooperativismo tem um efeito multiplicador, gerando um ciclo virtuoso de impacto positivo. Quando os membros de uma cooperativa prosperam, reinvestem na comunidade local, criando empregos, apoiando iniciativas sociais e promovendo o bem-estar geral.

Neste mês, celebramos não apenas as realizações do passado, mas também olhamos para o futuro com esperança e otimismo. Cada novo empreendimento de nossa cooperativa é uma semente de mudança, uma oportunidade para crescer e colher os frutos do trabalho coletivo. A união de nossos esforços é o que faz a diferença e nos permite alcançar novos horizontes, sempre guiados pelos princípios cooperativistas.

Que neste mês, possamos reforçar nossos laços, inspirar novas gerações de cooperados e compartilhar a mensagem de que, juntos, somos mais fortes e capazes de superar qualquer desafio”, conclui Dr. Ruy Yoshiaki Okaji, Presidente da Unimed Marília.

17 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page