Buscar
  • Assessoria

Unimed Marília cria ação para incentivar seus colaboradores a doarem sangue para salvar vidas


O Dia Mundial do Doador de Sangue, instituído na data de 14 de Junho, promoveu ações e eventos, em todo o mundo, com o objetivo de conscientizar a população sobre a necessidade de doar sangue e, também, agradecer aos milhões de doadores voluntários pelo ato generoso de contribuir para salvar a vida de inúmeras pessoas, além de incentivar outras.

A Unimed Marília aproveitou a data para apoiar esta campanha, estendendo para o mês de Julho. A cooperativa promoveu uma ação para incentivar seus colaboradores a doarem sangue no Hemocentro de Marília. Todos receberam informações sobre como doar, quais os benefícios para o próximo e quem pode fazer esse ato de caridade, juntamente com um álcool em gel personalizado que destacava a mensagem “Doe sangue, doe vida”.

Para os interessados em doar foi disponibilizado transporte até o hemocentro. E como uma forma de agradecimento aos doadores, a cooperativa entregou uma pequena lembrança, enfatizando a importância deste ato e como ele contribui para salvar vidas.

É importante salientar que nós somos a única fonte de matéria prima para uma transfusão, pois o sangue é insubstituível e não é produzido artificialmente. O tipo sanguíneo O+, é o mais comum, existindo em 36 % da população brasileira. Consequentemente é bastante utilizado. Já o tipo O-, existe em 9% da população brasileira e é conhecido como doador universal, pois na falta de qualquer outro, é possível utilizá-lo.

No entanto, a necessidade de isolamento social devido à pandemia de covid-19 trouxe o receio da população em manter as doações voluntárias de sangue, o que fez com que os estoques de sangue caíssem significativamente em nossa cidade e região, segundo apontou o Hemocentro de Marília.

Segundo o departamento de Captação de Doadores do Hemocentro de Marília, são necessários 60 doadores de sangue por dia para manter um estoque ideal. Infelizmente, essa quantidade sofreu uma queda nos dias de semana, cujo número de doadores chegou apenas a 30 pessoas por dia.

Para conseguir atender toda demanda de Marília e região por 3 dias consecutivos, o hemocentro lista abaixo a quantidade ideal sangue e o que se tem em estoque atualmente:

Informações para quem quiser doar

É preciso alimentar-se com o café da manhã, apresentar RG, comparecer com máscara, pesar mais de 50 kg, ter de 16 até 69 anos e estar com a saúde em dia. Adolescentes com 16 e 17 anos, precisam comparecer com um responsável legal. Ao comparecer, o doador é avaliado pela equipe de enfermagem e o tempo de permanência, para concluir a doação de sangue, é de 1 hora, aproximadamente.

Para aqueles que já estão vacinados contra a covid-19, a doação pode ser realizada após 2 dias da vacina (Coronavac) ou 7 dias após as outras vacinas. O mesmo intervalo de 2 dias vale para quem tomou a vacina da H1N1.

Quem teve covid-19 ou dengue precisa aguardar 30 dias sem sintomas para ser considerado um doador seguro.

O Hemocentro de Marília está localizado na Rua Lourival Freire, 240, bairro Fragata. A doação de sangue funciona das 7 às 13 horas, de segunda a sábado.



17 visualizações0 comentário