Buscar
  • Assessoria

Unimed Marília oferece Programa de Prevenção de Quedas no Espaço Viver Bem


No dia 24 de Junho foi comemorado o Dia Mundial de Prevenção de Quedas, cuja conscientização é voltada para os cuidados com idosos dentro de casa.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, um terço da população acima dos 65 anos sofre pelo menos uma queda por ano, proporção que aumenta com o envelhecimento. Tais acidentes podem ocasionar lesões leves, contusões, torções ou até fraturas.

Acidentes domésticos são muito comuns na terceira idade, quando a mobilidade e os reflexos do indivíduo ficam reduzidos. Às vezes basta um piso molhado ou um tapete solto para provocar uma queda. No entanto, muitos desses incidentes podem ser evitados com medidas simples dentro de casa.

A Unimed Marília oferece aos seus beneficiários um Programa de Prevenção de Quedas, dentro do Espaço Viver Bem. Os interessados podem se inscrever pelo site da cooperativa, pelo telefone (14) 2105-8191 ou pelo email medicinapreventiva@unimedmarilia.com.br.

O Programa traz algumas iniciativas que podem tornar o ambiente doméstico mais seguro para os idosos. Adaptar a casa ou evitar o uso de objetos que possam representar riscos são medidas que ajudam a reduzir as chances deste tipo de acidente. Confira algumas orientações para prevenir quedas e cuidar de quem você ama.

FAÇA ADAPTAÇÃO NOS AMBIENTES Ajuste o espaço entre móveis e veja a necessidade de deixar expostos certos objetos de decoração. Um idoso com dificuldade de locomoção pode bater ou tropeçar em um desses itens, se ele estiver bloqueando a passagem. Atenção para tapetes irregulares, que também podem fazê-lo cair. Importante também manter fios elétricos e extensões bem afixadas, evitando que fiquem soltos pelo caminho.

SEGURANÇA NA HORA DO BANHO O banheiro é o local com maior ocorrência de acidentes graves, por causa da umidade que torna o ambiente escorregadio. Se o idoso puder contar com itens que deem mais aderência aos pés e pontos de apoio para se segurar, ele deve se sentir mais confiante. Portanto, utilize um tapete antiderrapante na área de banho, instale barras de apoio nas paredes próximas ao vaso sanitário e ao chuveiro, opte por um box resistente e de material inquebrável.

A Unimed Marília alerta para os cuidados individuais também. Confira se o idoso está com os calçados devidamente amarrados e evite aqueles que ficam mal ajustados ou com solado escorregadio. Atenção também para roupas muito compridas, que arrastam no chão.

Para saber mais como prevenir acidentes e quedas em idosos, entre em contato com o Espaço Viver Bem da Unimed Marília e inscreva-se no Programa.


16 visualizações0 comentário