Buscar
  • Assessoria

Unimed Marília reforça a importância de continuar se cuidando, mesmo já vacinados



Infectologista, Dr. Fabio Reina, dá orientações sobare cuidados


No mês em que é comemorado o Dia Nacional da Saúde, a Unimed Marília reforça a importância de continuar se cuidando, mesmo já vacinados


Felizmente, a vacinação contra a covid-19 avança em nosso país e tem se mostrado uma ferramenta crucial na questão da resposta imune e proteção contra um quadro clínico mais severo, causado pelo novo coronavírus.

Segundo a OMS, as vacinas oferecem proteção contra infecção e transmissão, e são eficazes nas formas mais graves da doença e diminuem a taxa de óbito. Mais evidências sobre como elas podem cessar de vez a pandemia, ainda estão em estudo.

A Organização Mundial da Saúde enfatiza que o ponto-chave para colocar um fim na transmissão do coronavírus é agir diretamente na sua origem. Ou seja, as atuais medidas sanitárias, que já são parte de nossa rotina hoje em dia, continuam como grandes aliados para evitar a transmissão.

Lavar frequentemente as mãos, usar máscara, manter o distanciamento físico, manter os ambientes abertos e ventilados e evitar aglomerações, são ações que já se mostraram eficazes e que funcionam contra novas variantes do vírus, reduzindo a quantidade de transmissão viral e, consequentemente, oportunidades do vírus se mutar.

Portanto, mesmo após ser vacinado, é necessário continuar tomando as precauções do dia-dia na pandemia. E caso tenha algum sintoma relacionado ao vírus, é muito importante procurar uma orientação antes de realizar o teste de covid, mesmo que já tenha sido vacinado, pois você pode transmitir para outras pessoas, caso esteja infectado.

Convidamos o médico cooperado, infectologista, Dr. Fabio Reina, para esclarecer as dúvidas frequentes que surgem acerca deste assunto.

Unimed Marília: Qual a função da vacina?

Dr. Fabio: A vacina tem a função de estimular o sistema imunológico a desenvolver anticorpos, para que se o organismo entrar em contato com o vírus o combate a ele acabe sendo mais rápido, ou seja, a vacina tem a função de desenvolver memória imunológica.

Unimed Marília: Posso transmitir o vírus mesmo estando vacinado?

Dr. Fabio: Infelizmente sim. A vacina ajuda a evitar as formas graves da doença, mas não impede o contágio. Se formos contaminados pelo vírus, podemos transmiti-lo a outras pessoas. Quando tivermos um número grande de pessoas vacinadas, a circulação viral diminuirá. Por isso a importância do uso da máscara mesmo após tomada as duas doses da vacina, até uma porcentagem significativa da população ter sido vacinada.

Unimed Marília: Por que é importante se vacinar mesmo com o surgimento de novas variantes do covid-19?

Dr. Fabio: A vacina protege contra as cepas mais frequentes do vírus (estas cepas são as responsáveis pelo maior número de casos da doença). Quanto à ação da vacina sobre as variantes novas, ainda é incerta sua eficácia (estudos estão sendo desenvolvidos ainda). Pode ser que as vacinas disponíveis sejam eficazes contra as novas variantes também, mas precisamos esperar as respostas das pesquisas mundiais a esse respeito. No entanto, este fato não muda a importância da vacinação contra o vírus.

A Unimed Marília possui uma Central Coronavírus (0800 201 2500), disponível para toda comunidade. Pelo atendimento telefônico, é possível tirar dúvidas e receber orientações de como proceder, caso a pessoa apresente sintomas gripais.

31 visualizações0 comentário