top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Unimed Marília homenageia o Dr. Eudes de Freitas Aquino, que ministrou sua última palestra


No dia 19 de novembro, no CEM - Centro de Especialidades da Unimed Marília, membros da diretoria, líderes e colaboradores prestaram homenagem para o Dr. Eudes de Freitas Aquino.

Exemplo de dedicação à medicina e a difusão dos princípios cooperativistas , Dr. Eudes, faleceu no dia 9 de março de 2021 deixando um legado memorável.

Em 17 de outubro de 2020, o Dr. Eudes de Freitas Aquino, na ocasião Presidente da Fundação Unimed, ministrou sua última palestra sobre cooperativismo, no CEM, local que foi prestada a homenagem.

Na cerimônia de homenagem, estiveram presentes os familiares Marta Maria Queiroz Aquino, Manoela Queiroz Aquino, Marília Queiroz Aquino, Dr. Cleber Rotoli Baldelin, atual membro do conselho de administração da Unimed Marília e Genro do Dr. Eudeus.

Se fizeram presentes o Dr. Francisco Venditto Soares - Presidente da Intrafederativa do Centro Oeste Paulista, Dr. Ruy Okaji - Presidente da Unimed Marília, Dr. Wilson Ottoboni - Vice Presidente da Unimed Marília, Dr. Antônio Domingues - membro do conselho de administração, Dr. Luiz Sérgio Marangão - Coordenador de Marketing e Dr. Paulo de Sá Leite Martins - Presidente Unimed Caçapava.

Dr. Eudes, foi mestre e doutor em Clínica Médica (Nefrologia). Criou a Federação Intrafederativa do Centro Paulista e a presidiu por duas gestões. Na Federação São Paulo, foi membro do Conselho de Administração também por duas gestões e, depois, diretor de Programas Educativos e Assistenciais. De 2005 a 2009, atuou como diretor-presidente. Em 2009, assumiu a presidência da Unimed do Brasil e também passou a responder pela vice-presidência da Organização Internacional das Cooperativas de Saúde (IHCO). Reeleito para a Presidência da Unimed do Brasil para a gestão 2013-2017. Em novembro de 2013, foi eleito Membro do Board da Aliança Cooperativa Internacional (ACI), representando o Brasil e o Continente Americano. Assumiu como membro do Conselho Administrativo do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo (Sescoop/SP), pelo período de 2014 a 2018. Foi o primeiro vice-presidente da Cooperativa das Américas (região da Aliança Cooperativa Internacional), pela gestão 2015-2017.

Segundo o Dr. Cleber Rotoli Baldelin, “Os conselhos dados pelo Dr. Eudes sempre nos ensinaram de forma marcante sobre a união e cooperativismo, que nos inspiramos até os dias de hoje.É impossível adentrar a esta sala e não o enxergar.”

“Esse é um espaço muito especial pois é o lugar que o Dr. Eudes proferiu sua última palestra sobre o cooperativismo e para a nossa sorte nós médicos cooperados e colaboradores da Unimed Marília estivemos presente naquele momento tão especial. Este espaço vai ficar marcado para sempre como a representação de tudo que o Dr. Eudes ensinou sobre a medicina e o cooperativismo”. destaca Dr. Ruy Yoshiaki Okaji, presidente da Unimed Marília.

“Essa sala me traz muitas lembranças. O cooperativismo era a alma dele e a Unimed era o coração”. finaliza Marta Maria Queiroz Aquino.

Assista a homenagem: CLIQUE AQUI


78 visualizações0 comentário
bottom of page