Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Vereador Danilo da Saúde alerta para desafios da saúde pós-pandemia


Com o aumento da cobertura vacinal no estado e com os sinais de redução dos casos de covid, o vereador Danilo da Saúde PSB alerta sobre os desafios da saúde pós pandemia. Segundo o vereador, as mudanças comportamentais e os impactos da pandemia trazem novos desafios que precisam ser observados. “Nada será como antes. Mesmo com a tendência de redução do número de casos e o aumento de pessoas imunizadas com a vacina, tanto a população como os serviços de saúde terão de manter os cuidados impostos pela pandemia. O uso de máscaras, álcool gel, proteção aos mais vulneráveis, e os demais cuidados deverão ser incorporados na nossa rotina. Mesmo assim novos desafios se apresentam pela frente,” informou o vereador Danilo da Saúde.

Segundo análise do vereador, algumas ações deverão ser priorizadas para o enfrentamento desses novos desafios. O fortalecimento da atenção básica do municipio seria a principal delas, com ampliação da cobertura, reestabelecimento de vínculos com a população e retomada dos cuidados dos grupos prioritários como diabéticos, hipertensos e gestantes, além de investimentos nas áreas de saúde mental e assistência pós covid as pessoas que tiveram sequelas da doença. “A interrupção do acompanhamento de rotina dos grupos prioritários, causou piora e aumento de óbitos nos pacientes com comorbidades, o distanciamento social e a redução dos atendimentos presenciais nos serviços de saúde fez com que muitos pacientes não conseguissem acesso à assistência nos primeiros sintomas das doenças, provocando a piora no quadro de saúde a médio e longo prazo e sobrecarga nos ambulatórios de média complexidade e nos hospitais, que também estão se recuperando das dificuldades enfrentadas na pandemia. E por outro lado, novas demandas precisarão ser atendidas como o aumento do adoecimento por problemas de saúde mental como depressão e síndromes do pânico, que já era crítica e foi agravada pela pandemia, além das milhares de pessoas que ficaram com sequelas pós covid, “ disse o vereador Danilo.

Outros pontos fundamentais apresentado pelo vereador Danilo, seria a valorização dos profissionais da saúde e o apoio permanente aos hospitais. “Os profissionais da saúde fizeram trabalho excepcional, mesmo sem as condições adequadas para o trabalho, são os grande heróis dessa guerra e precisam ser reconhecidos não somente com homenagens, mas também na melhoria da remuneração e das condições de trabalho. O município recebeu recursos e não criou gratificação ou incentivo financeiro, e também não aumentou os adicionais de insalubridade desses trabalhadores, muitos adoeceram, perderam a vida e familiares por estarem na linha de frente cuidando da nossa população. Outro ponto importante que precisa ser priorizado, é o apoio aos hospitais, que colhem os prejuízos e a crise financeira de atenderem além da capacidade instalada por todo esse tempo, e mesmo assim fizeram trabalho fundamental nessa pandemia salvando milhares de vidas”, concluiu o vereador Danilo da Saúde.



25 visualizações0 comentário