top of page
Buscar
  • Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Vereador Danilo da Saúde denuncia relaxo e cobra providências sobre precariedade do SAMU


Está na pauta da sessão ordinária desta segunda-feira (13), o requerimento 99/2023 de autoria do vereador Danilo da Saúde (PSB), que solicita providências urgentes em relação a precariedade e falta de condições adequadas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), que recentemente foi terceirizado.

“O Samu é um serviço de extrema importância no salvamento de vidas e precisa funcionar adequadamente. Mas infelizmente temos recebido diversas denúncias da população e dos profissionais da saúde, entre elas a demora e o não atendimento de urgências, contratação de pessoal sem qualificação técnica necessária, não pagamento de horas extras e do piso salarial das categorias profissionais, e a falta do fornecimento de alimentação ou ticket aos funcionários”, explicou o vereador.

Além destas questões, apontou a precariedade no alojamento dos plantonistas, com falta de mobiliário e ventilação inadequada, falta de uniformes e o racionamento de EPIs. “Diante das graves denúncias e da necessidade de manter em bom funcionamento serviço de tamanha importância, estamos cobrando providências e solicitando informações. Mesmo com todo esforço e dedicação dos funcionários e das equipes de urgência e emergência, a falta das condições adequadas de trabalho reflete diretamente no atendimento da população, podendo causar danos irreparáveis e mortes que poderiam ser evitadas”, apontou o vereador.

Entre as informações solicitadas estão a relação de todos os profissionais contratados, com os respectivos certificados de qualificação técnica, a remuneração paga aos profissionais, com horas extras realizadas e adicional de insalubridade correspondente, fornecimento de alimentação aos plantonistas, situação dos uniformes e EPIs, além do total de chamados recebidos, número de atendimentos realizados e tempo médio de resposta. “Solicitamos ainda a relação de viaturas de salvamento utilizadas, com informações das que não estão circulando, e os respectivos motivos, e o números de ouvidorias realizadas com reclamações para sabermos se foi adotada alguma providência. O Samu precisa funcionar com excelência e estrutura adequada, é o principal equipamento de urgência e emergência móvel em nossa cidade", finalizou Danilo da Saúde.



233 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page