Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Vereador Danilo da Saúde enaltece o "Projeto Cão Terapeuta", do Hospital das Clínicas de Marília


O vereador Danilo da Saúde (PSB), apresenta na sessão camarária desta segunda-feira (22), Moção de Apoio ao Hospital de Clínicas e a Faculdade de Medicina de Marília HC/Famema, que através da superintendente Paloma Libânio Nunes e da coordenadora Milena Diniz de Freitas, iniciaram o Projeto “Cão Terapeuta” levando alegria, qualidade de vida e sobretudo esperança às crianças da Pediatria, Pronto Socorro e UTI Pediátrica.

O projeto “Cão Terapeuta” é uma iniciativa inovadora, classificada como Terapia Assistida por Animais (TAA) e tem como objetivo unir o animal ao indivíduo ou grupo, de forma que ele se torne parte do processo de tratamento, sendo um facilitador e mediador das atividades terapêuticas, sejam elas de reabilitação física, emocional ou social, auxiliando em processos difíceis de reabilitação e promovendo de forma humanizada melhora no estado de saúde dos pacientes.

Uma das ações foi realizada com a Minnei, cão da raça Golden Retriever de 7 meses que foi treinada e preparada para esse tipo de atendimento, sob a coordenação da fonoaudióloga Milena Diniz de Freitas, tutora da Minnei, e especialista em Fonoaudiologia Hospitalar e cursos de Intervenção Assistida por Animais. Estudos e pesquisas comprovam o quanto a interação entre o cão e o paciente pode contribuir para melhora no estado de saúde. A atividade de convivência com animais promove a diminuição da ansiedade, da pressão arterial, da alta frequência cardíaca, do estresse e da depressão, em especial nas crianças, que de imediato já manifestam a alegria, satisfação e importante melhora na autoestima quando em contato com a gentileza e amizade da Minnei, transformando o ambiente hospitalar em um lugar de acolhimento.

O contato com o pet gera identificação por parte do paciente e, consequentemente, há uma melhora no quadro de saúde. Estudos mostram que, após 15 minutos de convivência com animais, pacientes demonstram uma melhora significativa de saúde, como a diminuição da ansiedade, da pressão arterial, da alta frequência cardíaca, de triglicérides, do colesterol, do estresse e da depressão.

Especialistas identificaram que a terapia assistida por animais pode melhorar diversos aspectos essenciais no processo de reabilitação, pois promove a socialização, melhor comunicação, desenvolve a memória, concentração, afetividade, autoestima e estabelecimento de vínculos.

"Há necessidade de promover e apoiar as iniciativas que promovem melhorias e humanização no cuidado em saúde da população. Nosso reconhecimento a todos os colaboradores do HC/Famema, pela iniciativa e pela incansável luta diária para a melhoria do cuidado em saúde da nossa população", justifica Danilo da Saúde. "E que o Projeto “Cão Terapeuta” continue sempre levando amor e carinho às nossas crianças".




17 visualizações0 comentário