Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Vereador Danilo da Saúde reforça pedido para criação de comitê intersetorial da cannabis medicinal


O vereador Danilo da Saúde reforçou esta semana pedido de providências pelo prefeito Daniel Alonso para criação de comitê intersetorial da cannabis medicinal. Requerimento de Danilo nesse sentido já foi aprovado pela Câmara de Marília.

Segundo o vereador, a cidade de Marília tem se destacado no uso da cannabis medicinal, através do protagonismo das mães de crianças especias que conquistaram na Justiça autorizações para o cultivo da planta para tratamento médico, e fundaram entidades pioneiras na defesa desse direitos.

“Entidades sérias e comprometidas com a saúde como Anjos Guerreiros, Associação Canabica em defesa da vida - MALELI e Associação Brasileira de Cannabis Medicinal - ABRACAMED, realizam trabalho importante na nossa cidade, e precisam do apoio do poder público. Passam por inúmeras dificuldades e já realizaram diversas ações como audiências públicas, seminários, cursos e palestras sobre o tema. Precisamos da criação de um comitê municipal com participação de representantes de toda sociedade, saúde municipal e estadual, conselhos, entidades, defensoria pública, ministério público, entre outros, para amparar essas famílias e viabilizar o tratamento e acesso a cannabis medicinal,” disse o vereador. O tratamento com a cannabis medicinal tem sido utilizado no mundo todo, inclusive com mudanças nas leis para garantia do acesso ao medicamento, trazendo esperança e excelentes resultados para pacientes que não tiveram resultado com os tratamentos convencionais.

“Crianças com síndromes raras que chegavam a ter mais de 50 convulsões em um único dia e precisavam com frequência de leitos hospitalares, com uso da cannabis passaram a ter praticamente uma vida normal, sem crises e internações, e melhor, recuperando a capacidade de aprendizado e o desenvolvimento social. Somente isso já bastava para apoiarmos essas entidades e lutarmos para garantia do direito do uso da cannabis medicinal. Além disso temos comprovações científicas com excelentes resultados em tratamentos do câncer, dor crônica, alzheimer, mal de parkinson, epilepsia, esclerose múltipla, autismo entre tantas outras, inclusive transtornos de ansiedade, depressão, anorexia, insônia, enfermidades atuais agravadas pela pandemia do covid,” concluiu Danilo.



31 visualizações0 comentário