top of page
Buscar
Foto do escritor J. POVO- MARÍLIA

Vereador Evandro Galete busca parcerias com produtores rurais para construções de novas pontes


O vereador Evandro Galete (PSB) esteve reunido com produtores rurais na ponte da Fazenda Primavera para solicitar parcerias para a construção de novas pontes. Na oportunidade, foram vistoriadas as obras da nova ponte de concreto que está sendo construída nas proximidades da Fazenda Primavera, garantindo mais segurança a moradores e contribuindo para o acesso às propriedades rurais, bem como ao escoamento da produção agro.

“Aproveitamos para ressaltar a importância de se construir novas pontes de concreto nos distritos de Avencas, Dirceu, Amadeu Amaral e Rosália”, enfatizou Galete. Estiveram presentes diversas autoridades, além de secretários municipais e coordenadores.

“Ainda existem muitas pontes construídas no passado com o uso de madeira. Isso porque esse era o material mais barato da época e a tecnologia ainda não estava tão avançada como hoje. Porém, muitas vezes estas pontes acabam sofrendo com os efeitos do tempo, já que, a longa exposição ao sol, chuva e vento pode trazer problemas para as estruturas e deteriorar estes materiais", explicou Galete.

Ele acrescentou que "com o aumento de avarias, faz-se necessária uma manutenção trabalhosa e até mesmo bastante onerosa. Assim, cupins ou o apodrecimento podem tornar a ponte bastante perigosa, trazendo risco de acidentes. Por tudo isso, a preocupação com a manutenção das pontes, precisa ser constante".

Galete observou que tudo isso consome tempo, dinheiro e horas de trabalho das pessoas responsáveis.

Conforme o vereador, para garantir uma maior segurança e uma menor necessidade de manutenção, pontes de concreto são uma opção que tem conquistado cada vez mais adeptos. “Temos visto um aumento significativo de instalações como estas nas áreas rurais. O resultado é que o desempenho do tráfego tem melhorado e a segurança para os usuários se tornou muito maior”, finalizou.

A PONTE DA PRIMAVERA

A obra é mista de concreto e ferro, ligando o município de Marilia a Oscar Bressane e Echaporã.

Uma obra aguardada há longos anos, uma vez que produtores tinham que dar uma volta de 80 km para chegar em suas propriedades.

Mas, graças ao trabalho de Galete e união de forças entre os produtores rurais e o Município para fazer os estudos hidrológicos e sondagem de solo, além da contrapartida da Prefeitura junto a Defesa Civil (órgão  responsável pelo convênio) as obras da nova ponte estão em andamento.

Também foi dado início nas reformas das Pontes do Sapo (que liga Marilia a Oriente) e da Ponte do Distrito de Dirceu. Ambas estavam com problemas estruturais e estão sendo refeitas.

As rodovias e estradas rurais são de grande importância para o desenvolvimento do Estado, seja do ponto de vista social ou do ponto de vista econômico, pois permitem o escoamento das produções agrícolas e a entrada dos insumos que permitem o desenvolvimento das regiões, além de proporcionar o livre deslocamento das populações.

"O início das obras da Ponte da Primavera, principalmente, foi resultado de uma grande batalha que tivemos junto ao Governo do Estado. Foram várias audiências em São Paulo para recuperar um convênio que estava perdido e arquivado, depois tratativas para a contrapartida do Município. Enfim, muito trabalho mesmo, mas graças a Deus a obra está aí", disse Galete.


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page