Com o empenho do vereador Evandro Galete (PSDB) junto ao Governo do Estado, foi dado inicio à construção da ponte da Fazenda Primavera, no Distrito de Avencas. A obra é mista de concreto e ferro, ligando o município de Marilia a Oscar Bressane e Echaporã.
Uma obra aguardada há longos anos, uma vez que produtores tinham que dar uma volta de 80 km para chegar em suas propriedades. Mas, graças ao trabalho de Galete e união de forças entre os produtores rurais e o Município para fazer os estudos hidrológicos e sondagem de solo, além da contrapartida da Prefeitura junto a Defesa Civil (órgão responsável pelo convênio) as obras da nova ponte estão em andamento.
Também foi dado início nas reformas das Pontes do Sapo (que liga Marilia a Oriente) e da Ponte do Distrito de Dirceu. Ambas estavam com problemas estruturais e estão sendo refeitas.
As rodovias e estradas rurais são de grande importância para o desenvolvimento do Estado, seja do ponto de vista social ou do ponto de vista econômico, pois permitem o escoamento das produções agrícolas e a entrada dos insumos que permitem o desenvolvimento das regiões, além de proporcionar o livre deslocamento das populações.
"O início das obras da Ponte da Primavera, principalmente, é resultado de uma grande batalha que tivemos junto ao Governo do Estado. Foram várias audiências em São Paulo para recuperar um convênio que estava perdido e arquivado, depois tratativas para a contrapartida do Município. Enfim, muito trabalho mesmo, mas graças a Deus a obra está aí", disse Galete.
As pontes são consideradas como um ponto crítico nas rodovias e por isso devem ser tratadas de forma separada na manutenção. O planejamento e a execução da manutenção preventiva das pontes de madeira reduzem os custos de manutenção, pelo fato de se ter um menor custo de manutenção corretiva, já que há a substituição de quase todos os elementos estruturais. as pontes de madeira estão subdimensionadas considerando que veículos novos têm grande capacidade e peso diferenciado em relação às máquinas antigas, daí a necessidade de reforçar as estruturas.
Galete observa rompimentos em madeiras da Ponte da Primavera, cujas obras para concreto e ferro já começaram
Comentarios