J. POVO- MARÍLIA
Vereador Galete quer comparação entre medicamentos comprados e os produzidos pela Farmácia Municipal

"Relação contendo valores pagos dos remédios comprados e a quantidade dos mesmos para encaminhamento às farmácias da rede, mês a mês". Esta é solicitação do vereador Evandro Galete (PSDB), direcionada à secretaria municipal da Saúde.
No mesmo Requerimento, ele pede informações sobre valores de custo dos medicamentos que possam ser manipulados pela Farmácia Municipal, para que sejam confrontadas as informações e apurada economia nos procedimentos, com maior transparência neste setor.
"A Prefeitura gasta vários milhões comprando medicamentos para encaminhamento às farmácias da Rede Municipal. Temos também a Farmácia Municipal de Manipulação. Nosso objetivo é confrontar valores entre compras diretas e custos de manipulações, prática de fundamental importância para economia aos cofres públicos e melhoria nos investimentos no setor de saúde pública em Marília", explica Galete.
FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO
Instalada ao lado do Viveiro Municipal, a Farmácia de Manipulação FitoSaúde, uma unidade da Secretaria Municipal de Saúde, oferece apoio para a demanda de produtos farmacêuticos da rede pública. São produzidos 42 itens, entre medicamentos fitoterápicos e alopáticos.
São atendidas entre 12 e 13 mil prescrições (receitas médicas) por mês. O medicamento mais produzido é o omeprazol 20 mg, com 160 mil cápsulas por mês. As pomadas para assaduras também se destacam, com 2,5 mil por mês.
A FitoSaúde também garante a produção de mais de mil frascos de xarope de própolis, guaco e mel, ajudando a suprir estoque e reduzir custos com medicamentos na rede municipal de saúde.
A farmácia é responsável pela compra, controle de qualidade, produção, embalagem e dispensação dos itens que produz.
O serviço conta com farmacêuticos, auxiliares de escrita e outros profissionais. Parceria entre o Consulado Japonês no Brasil e a Prefeitura de Marília proporcionou a instalação da Farmácia de Manipulação.

