Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Vereador Galete solicita implantação do Programa Vida Longa, para idosos, em Marília


A Câmara de Marílioa deve votar proposta do vereador Evandro Galete (PSDB) para a instituição do Programa Vida Longa em Marília. Inicialmente chamada Vila Dignidade, a iniciativa foi reformulada após o Decreto nº 64.509, de 1º de outubro de 2019, recebendo também nova denominação.

“O programa tem por objetivo implantar equipamento comunitário de moradia assistida e gratuita visando a oferta de serviço socioassistencial de acolhimento para pessoas idosas (60 anos ou mais) sozinhas ou com vínculos familiares fragilizados, independentes para as atividades da vida diária, em situação de vulnerabilidade e risco social, com renda mensal de até dois salários mínimos”, ressaltou Galete.

Trata-se de uma ação conjunta entre a Secretaria de Estado da Habitação, a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano) e a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social, em ação do governo estadual em parceria com os municípios paulistas.

O Programa Vida Longa é um aperfeiçoamento do antigo Vila Dignidade. O novo conceito pretende promover maior socialização dos moradores, resgatando o modelo de comunidade. “Foi mantido o modelo com tipologia habitacional de unidades autônomas, projetadas com base no Desenho Universal. Vários itens de segurança e acessibilidade estão presentes, tais como barras de apoio, pias e louças sanitárias em altura adequada, portas e corredores mais largos, interruptores em quantidade e altura ideais, , rampas e pisos antiderrapantes", explica Galete.


13 visualizações0 comentário