top of page

Vereador Nardi enaltece os 75 anos do Hospital Espírita de Marília

  • Foto do escritor:  J. POVO- MARÍLIA
    J. POVO- MARÍLIA
  • 19 de jul. de 2023
  • 2 min de leitura

"Um centro médico bem administrado e em expansão, sendo referência fundamental na estrutura de atendimento à saúde à população de Marília e região". Assim o vereador Luiz Eduardo Nardi (Podemos) enalteceu a comemoração dos 75 anos do Hospital Espírita de Marília (HEM), nesta terça-feira (18).

"Uma diretoria efetiva e determinada, com apoio do corpo clínico e funcionários e parcerias com a comunidade, incluindo voluntários, empresas e poder público", observou Nardi.

Ele destacou também a atuação do Centro Médico Aconchego, anexo ao HEM, com 16 especialidades médicas, fisioterapia, psicologia/ psiquiatria, Centro de Pesquisas (em parceria com o Dr. José Augusto Sgarbi), Cardiologia e mais recentemente Oftalmologia. Além da ala de Diagnóstico por Imagem que foi implantada após a instalação de um equipamento de tomografia computadorizada, por meio recursos do governo federal. Só nessa unidade são feitos cerca de 1.600 atendimentos/ mês via SUS.

"Parabéns aos dedicados diretores Vicente Armentano Júnior e seu filho, Bruno Armentano, bem como toda a diretoria, que vêm superando desafios e a todos que tiveram participação de forma ou indireta nesses 75 anos do HEM, que vai se consolidando como um hospital geral com relevantes serviços para a comunidade", afirmou Nardi.

HISTÓRIA E ESTRUTURA

O Hospital Espírita de Marília foi fundado em 18 de julho de 1948, com objetivo de garantir atendimento e bem-estar em saúde mental a seus pacientes. A capacidade inicial do Hospital era de 120 Leitos. Hoje, são 330 leitos, dos quais 260 são conveniados com o SUS e 40 destinados aos pacientes particulares e de convênios, além dos 30 leitos destinados ao tratamento de menores dependentes químicos. Mas, com a reforma psiquiátrica (Lei 10.216, de 2001), que teve como marca registrada o fechamento gradual de hospitais que prestam esse tipo de atendimento, a diretoria do HEM encarou um desafio: se tornar um hospital geral, proporcionando atendimento em diferentes especialidades médicas.



 
 
 

Comments


bottom of page