Requerimento do vereador Thiaguinho (PP), na sessão da Câmara nesta segunda-feira (13), solicita ao prefeito Vinicius Camarinha (PSDB) a realização de um mutirão de limpeza e zeladoria urbana na Vila Jardim, na Zona Oeste de Marília.
Segundo o parlamentar, a população tem se queixado com frequência da situação das vias, das calçadas e dos terrenos públicos. “Solicito que seja feito este mutirão com urgência, já que a situação está bem complicada naquela região. São necessários serviços de limpeza e de capinação em diversas vias públicas, áreas comuns, canteiros, terrenos e calçadas. Além disso, precisa ser feita a retirada de entulhos, de galhos e resíduos sólidos que estão acumulados”, explica Thiaguinho.
O vereador destaca ainda a necessidade de refazer a pintura de solo nas vias, especialmente em faixas de pedestres, lombadas e cruzamentos. “A falta de manutenção e a ausência da sinalização viária comprometem a segurança de motoristas e pedestres, especialmente nas proximidades de escolas, unidades de saúde e áreas de grande circulação”.
No requerimento, Thiaguinho também solicita a poda de árvores, pois há acúmulo de galhos que caíram pela força do vento durante as últimas chuvas. “Isso, com o mato alto e entulhos em diversas ruas e terrenos, tem gerado sérios transtornos à população local, favorecendo a proliferação de insetos, roedores e outras pragas, o que representa risco à saúde pública”, conclui.
EXTENSÃO DE REDE DE ESGOTO
O parlamentar também solicita em Requerimento ao prefeito, através da RIC Ambiental, com a máxima urgência, informar sobre a possibilidade de realizar a extensão da rede de esgoto na Rua Ercília de Araújo Malheiros, no bairro Nova Marília IV.
Aponta que a referida via atualmente se encontra desprovida de infraestrutura adequada de esgotamento sanitário. A ausência da rede de esgoto tem causado diversos transtornos aos moradores, como o acúmulo de dejetos, mau cheiro, proliferação de insetos e risco de contaminações, principalmente em épocas de chuvas.
Thiaguinho aponta que a situação compromete a saúde pública, o bem-estar da população e a qualidade de vida dos residentes da referida rua. O saneamento básico é um direito fundamental garantido por lei, sendo responsabilidade das concessionárias e do poder público assegurar esse serviço essencial à dignidade humana.
Comentários