O período de férias é ideal para estreitar o convívio familiar, pois, durante o ano, o trabalho dos pais, a escola e a correria diária acabam deixando pouco tempo para brincadeiras e para o lazer familiar.
Essa também é a rotina na casa da vereadora e assistente social, Fabiana Camarinha. Nessa toada, ela postou em suas redes sociais um vídeo onde interage com o filho Gabriel, de 14 anos.
O garoto é expert em nomes de capitais e bandeiras de países. Fabiana optou por um quiz sobre a segunda opção. Gabriel só não se lembrou de uma das bandeiras apresentadas a partir de um aplicativo interativo.
CONVIVÊNCIA FAMILIAR
Fabiana afirmou que a convivência familiar é fundamental para o desenvolvimento infantil. “Profissionais de neurologia, por exemplo, abordam o conceito de tempo de qualidade, mas na prática nem sempre os pais estarão com energia e disposição para brincar com as crianças depois de um dia exaustivo no trabalho. Por isso, é preciso aproveitar o período de férias escolares para estar mais disponível para a criança”, explica.
Além disso, nas férias os pais devem incentivar brincadeiras ao ar livre e reduzir ao máximo o uso de aparelhos eletrônicos, como celulares e computadores.
Hoje, os eletrônicos servem de “babá” para os pais. Mas, esse uso excessivo da tecnologia é muito prejudicial para crianças e adolescentes. Pode atrasar a fala, levar a criança a não aprender a interagir socialmente e se fechar. Sem contar nos prejuízos motores e na contribuição para o aumento de peso devido ao fato de ser uma atividade sedentária.
LEMBRANÇAS AFETIVAS
Os momentos em família e as férias criam memórias afetivas que a criança levará para o resto da vida. As férias ou viagens em família servem para a aproximar, fortalecer a dinâmica familiar, para viver aventuras, descansar e curtir cada instante intensamente. Esses momentos de lazer criam lembranças importantes para a criança e são fundamentais para seu desenvolvimento emocional e físico.
Comentários