A vereadora Fabiana Camarinha (Podemos), lidera a luta em defesa dos Auxiliares de Desenvolvimento Escolar (ADES), profissionais fundamentais para o cuidado e o desenvolvimento das crianças nas unidades escolares.
O principal foco das reivindicações é cumprimento de um Projeto de Lei já aprovado pela Câmara dos Deputados (PL 2531/21), que institui um piso salarial nacional para funcionários de apoio da educação básica, incluindo auxiliares, com valor inicial estimado de 75% do piso do magistério (média de R 3.650). A medida, que visa valorizar merendeiras, porteiros, auxiliares e técnicos, aguarda sanção após tramitação no Congresso.
O trabalho de Fabiana Camarinha nesse sentido foi fortalecido com a aprovação por unanimidade pela Câmara de Marília, esta semana, de três Requerimentos dela em benefício da categoria, com as seguintes reivindicações, além de estudos para melhoria da posição desses profissionais no Plano de Carreira e Salários dos Servidores Públicos Municipais de Marília.
PAGAMENTO DE INSALUBDRIDADE
REDUÇÃO DA CARGA HORÁRIA DE 8 PARA 6 HORAS SEMANAIS
AUMENTO DO VALE ALIMENTAÇÃO
PARIDADE DE PAGAMENTO PARA TODOS OS AUXILIARES DE DESENVOLVIMENTO ESCOLAR DO ÚLTIMO CONCURSO
CURSO TÉCNICO NO CENTRO DE FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
"Quem cuida da população, das nossas crianças, merece ser cuidado. Sei que nosso prefeito Vinicius Camarinha tratará esse tema tão importante, cuidando, valorizando e dando voz a esses profissionais que não tiveram apoio nenhum na gestão anterior", disse Fabiana, na tribuna da Câmara.
"Tenho orgulho de dizer que os requerimentos foram aprovados por todos os vereadores. Isso mostra que essa não é uma causa individual, é uma causa coletiva. Todos reconhecem a importância de cada profissional e apoiam essa valorização. Seguimos juntos, buscando sempre o melhor caminho, com diálogo, respeito e compromisso. Porque valorizar quem cuida é fortalecer o futuro da nossa cidade", afirmou a vereadora, sob aplausos de representantes da categoria que compareceram à Câmara para acompanhar a votação dos Requerimentos.