J. POVO- MARÍLIA
Vereadora professora Daniela encaminha campanha e ações de segurança para coletores de lixo

Preocupada com mais um caso de coletor de lixo que sofreu ferimento no braço ao pegar um saco de lixo com cacos de louça, em Marília, a vereadora professora Daniela intensificou seu trabalho no sentido de garantir mais segurança à integridade física desses profissionais.
"Ele usam os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), mas a forma incorreta de descarte de materiais perfurocortantes pela população, gera riscos e causa acidentes de trabalho com os coletores de lixo", afirmou a parlamentar.

Coletores feridos com cacos de vidro em sacos de lixo em Marília
Ela se reuniu na Prefeitura para tratar da questão e sugeriu a criação de uma campanha publicitária de orientação à população sobre as formas corretas de descartar os referidos materiais.
"A Prefeitura acatou nossa sugestão e vai criar uma campanha com o tema, além de outras medidas que estão sendo estudadas nesse sentido. Importante orientar e sensibilizar a população sobre esses cuidados básicos na proteção dos coletores de lixo e das próprias famílias em suas casas", explicou a vereadora.
A reunião foi no gabinete do Executivo com o Assessor Especial de Governo, Dr. Alyson Alex, com o secretário municipal de Limpeza Pública, Vanderlei Dolce e com o coordenador da Pasta, Fernando Paes de Oliveira.

COMO DESCARTAR MATERIAIS PERFUROCORTANTES
Para não expor os coletores de lixo a estes riscos, veja as melhores formas de acondicionar esses materiais:
• Coloque dentro de um recipiente resistente como garrafas PET vazias; caixas de leite longa vida. Outra alternativa é embrulhar o vidro ou os cacos com bastante jornal, colocar numa sacola separada dos demais resíduos e descartar de maneira segura, identificando o material.
• Escreva no pacote que se trata de material perfurocortante. Coloque em letras grandes e bem visíveis: material cortante, ou vidro quebrado, por exemplo.
• Descarte no lixo correto
Esteja atento sobre do que se trata o material a ser descartado. Em muitos casos, é possível colocá-lo no lixo reciclável, desde que sinalizado e separado dos demais.
• Dicas Importantes: Outros materiais perfurocortantes, como latas abertas, devem ser descartados com a tampa da lata dobrada para dentro. Agulhas de uso doméstico (para aplicação de insulina), ou lâminas e espetos, podem ser armazenados em garrafas PET. No caso de agulhas, devem ser entregues nas unidades de saúde.

