A vereadora professora Daniela foi conhecer projeto-modelo da causa animal
A vereadora Professora Daniela (PL), vem se dedicando para a instalação de uma secretaria municipal do Bem-Estar Animal.
Através do requerimento de número 1713/2024, a parlamentar, única reeleita em toda a história da cidade, entende que uma secretaria específica para as causas animais iria proporcionar bem mais eficiência no atendimento das demandas relacionadas à proteção dos pets.
“Estou solicitando à Prefeitura estudos para a implantação de uma Secretaria Municipal do Bem-Estar Animal. Com esta Secretaria, será possível desenvolver ações para garantir o equilíbrio ambiental com ações integradas de saúde e procedimentos necessários à assistência de animais, incluindo os abandonados e em situação de maus tratos”, explicou.
LEIS AMPLIAM PROTEÇÃO E CUIDADOS
Dois importantes projetos de Lei, de autoria da vereadora Professora Daniela, foram apresentados na Câmara. O PL nº 141/2023 dispõe sobre a instalação de abrigos com comedouro e bebedouro para animais em situação de rua, uma iniciativa voltada para o bem-estar dos pets que são abandonados e não encontram novos lares.
A outra proposta, PL nº 94/2023, foi aprovada e instituiu o programa "Banco de Ração e Utensílios para Animais", com objetivo de captar doações de rações e utensílios para animais e promover a sua distribuição, diretamente ou por meio de entidades previamente cadastradas, a organizações não governamentais - ONGs e protetores independentes cadastrados pela Prefeitura.
REFERÊNCIA
A vereadora esteve em São José do Rio Preto, conhecendo a secretaria municipal do Bem-Estar Animal, aliada ao programa Meu Pet (parceria com o Estado), consistente em um clínica veterinária pública destinada à assistência de cães e gatos.
Com uma estrutura completa de aproximadamente 600m², incluindo recepção, quatro consultórios, sala de medicação, área de internação, centro cirúrgico e sala de urgência e emergência, a clínica poderá atender até 40 animais diariamente para consultas, exames laboratoriais, radiografias, ultrassonografias, castrações, cirurgias, medicações, tratamentos diversos e atendimento de urgência e emergência.
Além das clínicas, o programa conta, ainda, com consultórios para atendimentos de baixa complexidade, os chamados PET Containers. Cada consultório tem capacidade de atender 10 animais por dia, em uma estrutura padrão de 60 m2 distribuídos entre recepção, consultório, laboratório de exames, copa e sanitários.
"Com apoio de voluntários, ONGs e entidades de proteção animal, vamos trabalhar pela implantação desse modelo de serviços aqui em Marília", disse a vereadora.
Commenti