Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

Vinícius Camarinha: “Corujão da Saúde vai agilizar diagnóstico e tratamento do câncer”


Importante investimento de saúde foi anunciado pelo Governo do Estado e vai agilizar, também na região de Marília, o diagnóstico e tratamento de pacientes com câncer: é o programa Corujão da Saúde.

Segundo o líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado Vinicius Camarinha, nos 45 AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e 55 hospitais da rede própria da Secretaria de Estado da Saúde o atendimento começou no último dia 1 e nesta segunda-feira (11), será o início na rede privada, onde cerca de 50 hospitais de todo o estado já estão confirmados para os atendimentos.

“O programa é um avanço em saúde e em assistência social. Uma conquista para as pessoas que passam pelo doloroso e terrível tratamento oncológico, e que foi possível, graças a queda de internações por covid-19 e o avanço da vacinação em São Paulo. Os pacientes vão receber atendimento de excelência e com celeridade, já que o câncer é uma doença que não permite espera”, reiterou o parlamentar.

Informações da Secretaria de Estado da Saúde dão conta que, a medida visa atender a uma demanda reprimida de 335 mil exames, de mais de onze tipos diferentes em diversas especialidades que foram cadastrados pelos municípios na Cross (Central de Regulação e Oferta de Serviços de Saúde) até o dia 31 de agosto. Além disso, o programa também irá oferecer 19,1 mil sessões de radioterapia para o tratamento de mais de mil pacientes.

Os exames incluem endoscopias (cerca de 18,4 mil procedimentos), colonoscopias (11,1 mil), retossigmoidoscopias (1,5 mil), tomografias computadorizadas (180,5 mil), ultrassonografias (28,5 mil), biópsias (6,5 mil) e ressonâncias magnéticas (88,8 mil). Por meio deles, poderão ser diagnosticados câncer do aparelho digestivo, tireoide, próstata, cérebro, pulmão e de pele.

CARRETA DA MAMOGRAFIA E HOSPITAL ONCOLÓGICO

“Saúde é prioridade e o Corujão da Saúde vai agilizar não somente os diagnósticos, mas também o início do tratamento. Além desse serviço, contamos com a Carreta da Mamografia, serviço que passou por Marília, atendeu gratuitamente pacientes da cidade e também da região.

Também não podemos deixar de destacar, o HOU (Hospital Oncológico da Unimar), inaugurado no início de agosto, onde conquistamos recurso de R$ 2,5 milhões para a aquisição do importante aparelho PetScan, que permite o melhor exame e a identificação de metástases”, concluiu o deputado Vinicius Camarinha.




15 visualizações0 comentário