Buscar
  • J. POVO- MARÍLIA

XXVIII Semana Acadêmica de Direito da Unimar terá Minicurso com o Dr. Alysson Alex


A Universidade de Marília (Unimar) realizará de 25 a 29 de outubro, a XXVIII Semana Acadêmica de Direito, com a participação de renomados profissionais, que vão palestrar e aplicar minicursos com temas da área.

A abertura do evento será no dia 25, com palestra da professora dra. Cláudia Lima Marques (veja currículo abaixo), sob o tema "Tendências da Atualização do CDC e a Lei 14/171/21".

MINICURSO COM O DR. ALYSSON ALEX

No dia 26, haverá ministração de Minicursos , com a presença já confirmada do advogado dr. Alysson Alex Souza e Silva, com o tema “Noções básicas de Direito Eleitoral. A urna eletrônica e as eleições”.

Dr. Alysson Alex é advogado especialista em direito eleitoral, membro efetivo da Comissão Estadual da Frente Parlamentar do Conselho Estadual da OAB do Estado de São Paulo.

Com vasta experiência na área, já atuou em gestões governamentais do Estado e de Municípios. Foi Procurador Geral do Município de Marília e é membro de Conselhos Desportivos e vice-presidente do Marília Atlético Clube (MAC).

"É uma honra participar desse tradicional evento da Unimar, reconhecido internacionalmente, ajudando no aperfeiçoamento do conhecimento e atualização dos acadêmicos", disse o dr. Alysson Alex.

O curso de Direito da Unimar conquistou cinco estrelas no Guia do Estudante, da Editora Abril e nota máxima no MEC. Nos próximos dias será divulgada a programação completa da XXVIII Semana Acadêmica de Direito da Unimar. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link direitounimar.4.events


PALESTRANTE DRA. CLÁUDIA LIMA MARQUES

Advogada com experiência profissional de mais de trinta anos, Cláudia Lima Marques é Professora Titular e Diretora da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde também foi Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD/UFRGS) até maio de 2019. Pós-Doutora pela Universidade de Heidelberg, Alemanha (2003), Doutora em Direito “summa cum laude” pela Universidade de Heildelberg, Alemanha (1996), Mestre em Direito Civil e em Direito Internacional Privado pela Universidade de Tübingen, Alemanha (1987) e Especialista em Direito Comunitário Europeu pela Universidade do Sarre (1988).

Em 2019 recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Savoie Mont Blanc (USMB), da França.

Em 2018 recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade de Giessen, Alemanha. Foi Professora visitante da Universidade de Paris I (Pantheon-Sorbonne), 2006; e da Universidade de Savoie (Chambery, Franca), 2018.

Foi Professora da Academia de Direito Internacional de Haia (The Hague Academy of International Law/ Académie de droit international de La Haye), ministrando o curso “Protection of the Weaker Party in Private International Law – Consumers, Small Business and Non-Profit-Making-Activities”, 2009.

É Diretora da International Association of Consumer Law. Association Internationale de Droit de la consommation, (Bruxelas, Bélgica), e Chair do Comitê de Proteção Internacional dos Consumidores da International Law Association (Londres, Reino Unido). Também é Diretora da Deutsch-Lusitanische Juristenvereinigung (Associação Luso-Alemã de Juristas), (Berlim,Alemanha) e membro da Académie Internationale de Droit Comparé/ International Academy of Comparative Law (Paris, França) Foi Presidente Nacional do BRASILCON – Instituto Brasileiro de Direito e Política do Consumidor, entre 1998 e 2000 (Brasília/DF), e da Associação Americana de Direito Internacional Privado – ASADIP (Assunción, Paraguai), entre 2010-2012.

Foi Delegada Brasileira nas negociações para a CIDIP VII (OEA) sobre proteção dos consumidores e Relatora-Geral da Comissão de Juristas do Senado Federal para a Atualização do Código de Defesa do Consumidor (2012). É Diretora da Revista de Direito do Consumidor, do BRASILCON, publicada pela Editora Revista dos Tribunais (São Paulo), e Coordenadora brasileira da Rede Alemanha-Brasil de Pesquisas em Direito do Consumidor (DAAD-CAPES), assim como Conselheira Titular da OAB – Seccional do Rio Grande do Sul.

Exerceu as funções de assessoramento jurídico no âmbito da Consultoria Jurídica do Ministério da Justiça (1989-1990) e do Gabinete do Governador do Estado do Rio Grande do Sul (1991-1994).

Como conferencista, no Brasil e no exterior (Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, Canadá, Estados Unidos, França, Alemanha, Suíça, Bélgica, Finlândia, Portugal, Nova Zelândia, Áustria, Países Baixos e Japão), tem mais de 300 artigos e trabalhos científicos publicados na Alemanha, Argentina, Brasil, Canadá, Espanha, China, Estados Unidos, Holanda, Uruguai, Portugal e Suíça.



72 visualizações0 comentário