Marília é a 4ª melhor cidade do Estado e a 8ª melhor do Brasil para envelhecer

September 1, 2017

                                                     Coral de idosos de programa social em Marília

 

Marília é a 4ª melhor cidade entre os 645 municípios do Estado de São Paulo e a 8ª melhor entre as 5.500 cidades do Brasil para envelhecer, conforme pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon criou o IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), junto com a conhecida Fundação Getúlio Vargas. O objetivo é entender como as cidades brasileiras estão se preparando para o número cada vez maior de idosos em suas comunidades. 

Envelhecer bem e com saúde. Quem não quer? O ideal é a gente nem precisar ir ao médico. Mas se precisar, é claro que é bom ter um por perto, não é mesmo? 

Em São Paulo, 42 cidades consideradas grandes (ou seja, com população acima de 200 mil habitantes) foram investigadas. Aqui, vamos apresentar as campeãs do Estado de São Paulo na categoria Cuidados de Saúde, que mostra a oferta de serviços médicos.  

 

As campeãs do Estado de SP 

 

1° lugar em SP, 3º lugar no Brasil – Presidente Prudente 

Um dos principais polos industriais e de serviço do Oeste do Estado, Presidente Prudente tem seu nome em homenagem ao ex-Presidente do Brasil, Prudente de Moraes. A cidade é a melhor do Estado de São Paulo (e 3ª do Brasil, considerando as pesquisadas) em cuidados de saúde. Um ponto forte: a quantidade de leitos do SUS disponíveis à população. Um ponto fraco: o número de cirurgiões disponíveis na cidade. 

Não perca nenhuma matéria. Cadastre-se e receba em seu e-mail.

 

2° lugar em SP, 5º lugar no Brasil – Santos 

A melhor cidade para envelhecer entre todas as cidades grandes pesquisadas, quando considerando todos os critérios de avaliação, é destaque também na oferta de serviços de saúde: 2º lugar no Estado de São Paulo, e 5º lugar no Brasil. O número de cirurgiões é um ponto forte; o número de internações clínico-cirúrgicas de alta complexidade deixa a desejar. 

 

3° lugar em SP, 7º lugar no Brasil – São José do Rio Preto 

Os doces artesanais do distrito de Engenheiro Schmitt são o destaque do circuito turístico da cidade do noroeste paulista, que se destaca na oferta de serviços médicos graças ao número de enfermeiros. Pode ter melhor desempenho na realização de exames de mamografias, fundamentais para a saúde da mulher. 

 

4° lugar em São Paulo, 8º lugar no Brasil – Marília 

A cidade que viu nascer duas das maiores empresas do país (a companhia aérea TAM e o banco Bradesco) está entre as 10 melhores cidades pesquisadas, no quesito cuidados de saúde. Em destaque, a capacidade da rede de saúde do município em prestar atendimentos de emergência. Contudo, Marília pode melhorar justamente em um ponto fundamental para os mais velhos: na oferta de clínicas e residências geriátricas.

 

5° lugar em SP, 10º lugar no Brasil – Ribeirão Preto 

Conhecida como capital do interior do Estado de São Paulo, Ribeirão Preto mostra a força de sua riqueza na oferta de cuidados médicos à sua população, por exemplo pela boa oferta de equipamentos para diagnóstico. Deixa a desejar, no entanto, na oferta de atenção psicossocial, um importante componente da saúde.

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black