Multivacinação de crianças segue até as 17h deste sábado

September 16, 2017

 

Acontece neste sábado, até as 17h, o Dia ‘D’ de Multivacinação. Unidades ficarão abertas até as  17h. Abertura oficial foi na UBS Costa e Silva, durante a 1ª edição do evento “Saúde na Rua”Pais, mães e responsáveis de crianças e adolescentes têm um compromisso neste sábado, 16, durante o Dia “D” da Campanha Nacional de Multivacinação. Todas as unidades de saúde da rede básica de Marília estarão abertas, das 08h às 17h, para a atualização da caderneta de vacinação. É a oportunidade para manter em dia pelo menos 17 vacinas que protegem contra dezenas de doenças.

Para abrir, de forma excepcional, as 12 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e mobilizar as 37 unidades ESF (Estratégia Saúde da Família), a Secretaria Municipal de Saúde conta com centenas de pessoas trabalhando, entre equipes de enfermagem, motoristas e profissionais de apoio.Serão imunizadas crianças/adolescentes de zero a 15 anos incompletos.

A faixa etária varia de acordo com a vacina a ser aplicada. Quem tiver doses em atraso, também será atendido e sairá da unidade com a caderneta em dia.A enfermeira responsável pelo Programa de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Renata Rodrigues Plácido, lembra que na cidade, em 2017 já foram realizadas várias campanhas, como a intensificação contra a febre amarela, Gripe (Influenza) e, recentemente, HPV, hepatite B e meningite C.Todas as vacinas seguem disponíveis na rede, com exceção da Gripe, que tem período sazonal no primeiro semestre. É muito importante que a população informe-se sobre a faixa etária indicada para cada imunização.

Em relação às crianças com até cinco anos, a atenção deve ser redobrada.A secretária municipal de Saúde, Kátia Ferraz Santana, informou que todas as unidades de saúde estão sendo preparadas.

“Com o esforço das nossas equipes e o engajamento de todos, oferecemos o acolhimento e as vacinas necessárias. A imprensa também é muito importante para que a informação chegue à população. É um assunto interessante para compartilharmos nas redes sociais”, disse Kátia.MULTIA partir de 2016, além dos menores de cinco anos e com nove anos completos, o Ministério da Saúde também ampliou o calendário para adolescentes de 10 a 15 anos incompletos.

Em caso de dúvida, basta procurar a unidade durante o expediente normal (08h às 17h) ou neste sábado, Dia “D”, no mesmo horário.É importante apresentar a caderneta de vacinação e consultar regularmente a equipe de enfermagem da UBS ou USF mais próxima. A campanha que começou dia 11 vai até 22 de setembro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3402-6500.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black