Três mortos e 27 feridos em simulação de incêndio na fábrica da Dori, em Marília

October 11, 2017

 

                          Integrantes do SAMU fazem socorro às "vítimas" (Fotos: Júlio César de Carli)

 

Três pessoas  morreram e outras 27 ficaram feridas, na manhã desta quarta-feira, em Marília. O saldo é fictício e faz parte dos números de um simulado que contou com participação do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência). O treinamento teve como objetivo capacitar profissionais para um cenário real, com trabalho em equipe e integração das instituições.

A atividade foi realizada em unidade da Dori, na Zona Norte da cidade. A equipe do Samu, serviço da Secretaria Municipal da Saúde de Marília, participou juntamente com o Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, funcionários da empresa, Emdurb, alunos da Unimar e do Senac. 

No cenário simulado, a Upa (Unidade de Pronto Atendimento) foi a unidade de retaguarda para socorro aos feridos. O treinamento teve início às 9h, com o acionamento dos serviços para atendimento à múltiplas vítimas de um grande incêndio na indústria. 

Das 30 vítimas, seis receberam a classificação vermelhas (grave), nove amarelas (moderada) e 12 verdes (leves). Os demais, na situação hipotética, teriam morrido no local. A triagem segue o método “start”, que utiliza as cores. A classificação orienta os próximos passos no atendimento.

A supervisora de enfermagem da Atenção as Urgências e Emergências, Cristina Ramos da Silva, explica que o simulado treinou, inclusive, o trabalho de regulação médica do Samu. “Após o atendimento no local, esse profissional é responsável em indicar o destino (para qual hospital) as vítimas são levadas. Esse trabalho evita, inclusive, o caos nos hospitais”, destaca.

Ela agradeceu o convite e parceria com as outras instituições e lembrou que o serviço está à disposição, para atuações integradas, visando a capacitação de todos os atores que podem ser envolvidos em grandes emergências.

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

WHATSAPP DO JORNAL DO POVO PARA ENVIO DE SUGESTÕES, FOTOS OU VÍDEOS
99797-5612 
99797-3003
Siga "JP POVO"
  • Facebook Basic Black
  • Twitter Basic Black
  • Google+ Basic Black